Cartórios de Porto Ferreira e Araras não têm registro de nascimento de Faustão; ferreirense explica polêmica

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 21-1-2022

Cartórios de Porto Ferreira e Araras não têm registro de nascimento de Faustão; ferreirense explica polêmica

A reportagem do Jornal do Porto publicada na semana passada, sobre a possibilidade de o apresentador e jornalista Fausto Silva, o Faustão, ter nascido em Porto Ferreira, gerou bastante reação de leitores e engajamento nas redes sociais do JP na internet.

Faustão estreou esta semana na Band. De segunda a sexta, ele apresenta mais que um programa, mas uma programação, com quadros e atrações diferentes para cada dia da semana, sempre com início às 20h30. Na estreia, na segunda-feira, ele ficou em 2º na audiência, atrás apenas da Globo, sua antiga emissora.

Mas, voltando ao assunto da nossa reportagem, trouxemos na semana passada que Faustão residiu em Porto Ferreira quando criança. Isto é fato mais que comprovado, tanto por inúmeros moradores que se lembram dele, como também por registros do antigo Grupo Escolar Sud Mennucci.

A polêmica sobre o seu local de nascimento surgiu porque o site Wikipedia, a maior enciclopédia da internet, passou a estampar de uns tempos para cá a informação de que Fausto Silva é natural de Porto Ferreira. Por ser uma fonte até certo ponto confiável de informação, muitas outras publicações em outros sites noticiosos, certamente usando os dados da Wikipedia, replicam que o apresentador é natural da terra do balseiro.


Desvendando a confusão – Esta semana a reportagem do Jornal do Porto recebeu o contato do leitor Roberto Ribaldo, o Beto, que tenta elucidar toda essa polêmica, ou pelo menos o início dela.

Há quase 10 anos, Beto mantinha contato estreito com outro jornalista e apresentador de TV famoso, Milton Neves, que em seu site na internet, o 3º Tempo, tem uma seção intitulada "Que Fim Levou?". Ali são publicadas diversas biografias de jogadores e jornalistas ligados ao esporte, como Faustão, que iniciou sua carreira como repórter de rádio que cobria futebol.

Segundo Beto, Milton Neves gostava de brincar com Faustão, dizendo que ele era nascido em Porto Ferreira, e não em Araras, outra cidade em que o apresentador morou, e que muitos apontavam como seu local de nascimento.

Numa conversa, Beto disse a Milton Neves que Faustão não era nascido aqui. Então, o apresentador do 3º Tempo pediu que o amigo ferreirense providenciasse uma pesquisa no cartório de registro civil de Porto Ferreira para dirimir a dúvida.

Incumbido da missão, Beto solicitou a pesquisa no cartório local. "A única pessoa da família que consta como registrada em Porto Ferreira é a Leonor", irmã de Faustão, também jornalista e produtora de TV.

De tanta insistência de Milton Neves, Beto foi além e rumou para Araras, onde repetiu a pesquisa no cartório daquela cidade. E, novamente, não havia registro de nascimento de Faustão por lá. Ele então enviou a certidão a Milton Neves, provando que Faustão também não era ararense.

Aí, então, deu-se toda a confusão. Provavelmente com o intuito de polemizar, o 3º Tempo estampou uma reportagem: "Historiador de Porto Ferreira prova que Faustão não nasceu em Araras!", que trazia a certidão negativa de nascimento do cartório ararense.

Beto comenta: "Primeiro, não sou nem historiador, você me conhece... (risos). E como que o Milton Neves "provou" que ele nasceu em Porto Ferreira? Com a negativa da certidão em Araras. Então, quando o Milton Neves publicou que o Faustão não era de Araras, mas de Porto Ferreira, automaticamente a Wikipedia registrou a informação como "verídica", pois confiou num jornalista como o Milton Neves".

Com o registro na Wikipedia, a informação falsa de que Faustão é natural de Porto Ferreira "viralizou", como se diz. Beto disse que enviou mensagens a Milton Neves e 3º Tempo para que o texto fosse retirado do ar, o que não ocorreu. "Eles pegaram meus e-mails que mandei e publicaram como "reportagem". Era uma coisa que não era para se tornar pública", diz Beto.

O ferreirense disse que na ocasião apurou que Faustão realmente nasceu em São Paulo. E, ainda com pouca idade veio para Porto Ferreira, pois seu pai, funcionário público, havia sido transferido para cá. "A história é essa. Não vai por Wikipedia porque é tudo culpa do Milton Neves (risos)".

Beto Ribaldo ainda contou um caso inusitado. Nessa época em que o 3º Tempo publicou as reportagens, em outubro de 2013, um produtor da Globo entrou em contato com ele. "Eu gelei", conta, pensando que a informação errada publicada no site poderia lhe trazer problemas na Justiça. Mas, ainda bem que não era isso. "Eles iriam fazer um "Aquivo Confidencial" de surpresa pro Faustão. E ele consultou no site que eu era a fonte do Milton Neves. Ele pensou que eu era amigo do Faustão de infância (risos). Mal ele sabia que era uma brincadeira que o Milton Neves publicou e eu embarquei", diz Beto.

O Jornal do Porto constatou que até hoje são duas reportagens no site 3º Tempo. Os títulos são parecidos: "Historiador prova que Faustão é de Porto Ferreira-SP e não de Araras-SP"; e "Historiador de Porto Ferreira prova que Faustão não nasceu em Araras!". Foram publicadas, respectivamente, nos dias 1 e 10 de outubro de 2013.

Conforme afirmou Beto Ribaldo, o corpo das "matérias" são apenas seus textos enviados por e-mail. Ou seja, não é uma reportagem propriamente dita. E em nenhum momento o texto afirma que Faustão é daqui, apenas prova que não é de Araras.

As matérias do 3º Tempo trazem dois documentos enviados por Beto Ribaldo. A certidão negativa do cartório de Araras e também registros da escola Sud Mennucci, com dados dizendo que Faustão era natural de São Paulo, morava na rua Mathias Cardoso, 435, mas que em 6 de abril de 1959 deixou o 3º ano do primário devido à mudança de cidade.