Porto Ferreira termina 2021 com o volume de chuvas 15% abaixo dos dados registrados em 2020 e consumo elevado

Volume acumulado de chuvas no último ano foi de 1.151 milímetros, enquanto em 2020 a cidade registrou um acumulado de 1.349 milímetros

Porto Ferreira termina 2021 com o volume de chuvas 15% abaixo dos dados registrados em 2020 e consumo elevado

Volume acumulado de chuvas no último ano foi de 1.151 milímetros, enquanto em 2020 a cidade registrou um acumulado de 1.349 milímetros

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira informa que a cidade registrou em 2021 um acumulado de 1.151 milímetros de chuvas. Esse índice é 15% menor quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 1.349 milímetros, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme).

No mês de dezembro o índice pluviométrico da cidade foi de 143,5 milímetros, ou seja 74% inferior ao registrado em 2020, quando no mesmo mês foram contabilizados 551 milímetros de chuva.

A concessionária monitora o comportamento hídrico do rio Mogi Guaçu, principal manancial de captação da cidade que, atualmente, encontra-se com 2,23 metros, dentro de uma condição normal para a garantia do abastecimento.

Apesar da melhora nas vazões atuais dos mananciais, a condição do abastecimento ainda é de atenção e o consumo médio em Porto Ferreira tem se mantido elevado, apesar dos alertas e orientações da concessionária com relação a necessidade do uso consciente e racional da água.

Em 2021, o consumo médio registrado por habitante/dia na cidade foi de 174 litros, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 64 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU); que diz que cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene.

A BRK realizou ao longo de 2021 uma série de obras, investimentos e medidas preventivas, estabelecidas em um Plano de Contingência para o enfrentamento do período de estiagem, mas ainda é primordial a colaboração da população para que seja possível manter toda a cidade abastecida.

"O momento é de atenção com relação aos hábitos de consumo que contribuem para uma má gestão dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada sem uso, devem ser abolidos, pois agravam a situação", ressalta Alex Zampieri, gerente de operações da concessionária.

Dicas para um uso mais consciente de água estão disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.