Retrospectiva 2021: veja os principais fatos que marcaram o ano em Porto Ferreira

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 31-12-2021

Retrospectiva 2021: veja os principais fatos que marcaram o ano em Porto Ferreira

JANEIRO


- GOVERNO PREPARA REFORMA ADMINISTRATIVA - Conforme apurou a reportagem do Jornal do Porto, o prefeito Rômulo Rippa deveria apresentar em breve à Câmara Municipal um projeto de lei que promova uma nova reforma administrativa. Seriam mudanças para melhorar a eficiência em alguns setores que teriam uma demanda maior de serviços, com o desmembramento de Secretarias.


- JPTV ENTREVISTA VEREADORES – O Jornal do Porto TV iniciou uma série de entrevistas com os vereadores eleitos em 2020 e que terão mandato até o final de 2014. Para rever, basta acessar a página do JP no YouTube.


- CHUVAS TIVERAM UM DEZEMBRO HISTÓRICO - Em dezembro de 2020, o município registrou a maior quantidade de chuvas dos últimos 30 anos, desde quando as medições passaram a ser feitas pela Defesa Civil. De acordo com os índices da Agência Nacional de Águas, por meio da estação Marimbondo, localizada próxima à ponte metálica do rio Moji-Guaçu, Porto Ferreira recebeu em dezembro 502,6 mm de chuvas (dados atualizados). Foi a primeira vez nas últimas três décadas que a quantidade superou os 500 mm.


- VEREADOR RENUNCIA A SALÁRIO – O vereador Ricardo Patroni (PSD), que assumiu seu primeiro mandato, optou por renunciar ao recebimento do salário (subsídio) mensal do Legislativo local, no valor de R$ 5,2 mil. Patroni protocolou o pedido de não recebimento para atender ao que especifica a Constituição Federal e a lei 8.112/90. Servidor público federal há 12 anos, lotado na Universidade Federal do ABC, o vereador não poderia acumular os salários daquela instituição e o da Câmara, pois o exercício de ambos é incompatível.


- NOVA SEDE DA CÂMARA DIVIDE OPINIÕES - O JP trouxe com exclusividade a notícia de que o Poder Legislativo de Porto Ferreira estudava a construção de uma sede própria na região do Centro Empresarial Ferreirense (Cefer). A divulgação gerou bastante repercussão nas redes sociais, com opiniões contrárias – a maioria –, mas também favoráveis ao projeto. Desde o início da década de 1990 a Câmara Municipal ocupa o prédio da avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 1.068, no Centro. O local é de propriedade da Prefeitura, sendo cedido sem ônus ao Legislativo. Durante todo esse tempo, e inclusive nos últimos anos, diversas obras de ampliação, adaptação e reformas foram feitas no prédio, conforme as necessidades do local.


- RECÉM-INAUGURADO, PARQUE DO AMANHÃ PODE FECHAR - "Se o pessoal não colaborar, não usar máscara, vai ter que fechar". Assim o prefeito Rômulo Rippa alertou para a situação do Parque do Amanhã, inaugurado em dezembro de 2020 no antigo Campo do Cruzeiro, no Jardim Porto Novo, e que desde então vinha recebendo uma grande quantidade de frequentadores todos os dias. O alerta foi feito durante a realização de um "Gabinete Virtual", live que o prefeito realiza em suas redes sociais, na qual expõe alguns assuntos e responde a perguntas do público.


- MAIS DE 200 CANETAS EM 4 ANOS – O prefeito Rômulo Rippa fez uma publicação afirmando que gastou 208 canetas Bic 1.6 mm para assinar papéis em seus primeiros 4 anos de mandato. Na mesma postagem ele falava sobre a necessidade de modernizar os processos burocráticos na Prefeitura e o que estava fazendo neste sentido. "Aqui, todos os dias lutamos contra a burocracia! É muito papel! É muito tempo desperdiçado com formalidades que, na maior parte das vezes, mais atrapalham do que ajudam atingirmos os objetivos traçados", escreveu o prefeito.


- QUARTA TENTATIVA DE IMPUGNAÇÃO - A Coligação Porto Ferreira Mais Humana, do candidato derrotado à Prefeitura André Braga (PSDB), representada por João Vicente Neto, ajuizou mais uma ação na Justiça Eleitoral contra a campanha da chapa vencedora nas eleições, formada pelo prefeito reeleito Rômulo Rippa (PSD) e seu vice Dr. Saldanha Leivas Cougo (Pode). Desta vez, era pedida a impugnação das contas de campanha de Rômulo e Dr. Saldanha. A acusação dizia que o prefeito contratou pesquisa eleitoral e não prestou contas do serviço; ausência de detalhamento dos fornecedores ao longo da prestação de contas parcial e; inexistência de registros no que se refere aos recibos de despesas com pessoal.


- MUNICÍPIO SE PREPARA PARA RECEBER A VACINA – Considerando a aproximação da primeira etapa do programa de imunização da covid-19, a secretária da Saúde Vera Visolli, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Márcio Simplício, o comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, capitão Leonardo Régis Ramos, e o GCM 1ª Classe Eduardo, corregedor da Guarda Civil Municipal, reuniram-se para traçarem as estratégias que envolvem a logística e segurança dessa grande operação.


- PRIMEIRO LOTE INSUFICIENTE - Durante a realização do "Gabinete Virtual", o prefeito Rômulo Rippa informou a população que Porto Ferreira receberia apenas 520 doses da vacina contra a covid-19, a Coronavac, no primeiro lote. Este montante, segundo ele, não daria para vacinar nem metade dos trabalhadores da Saúde no município, que são perto de 1,4 mil pessoas. "É uma vergonha. Eu sinto muito em dizer isso, mas não tem outra palavra, é uma vergonha. Eu sinto vergonha de vir aqui falar isso para vocês", desabafou.


- ENFERMEIRO DO HOSPITAL É O PRIMEIRO VACINADO - A Secretaria de Saúde iniciou no dia 22 de janeiro a vacinação contra a covid-19 em trabalhadores que atuam no atendimento direto de pacientes da doença. O primeiro a receber a Coronavac foi o enfermeiro Emerson Ferreira da Costa, que atua na UTI do Hospital Dona Balbina. O ato de vacinação foi prestigiado por autoridades e dirigentes do hospital.


- MÚSICAS RELIGIOSAS EM COMEMORAÇÃO AO PADROEIRO - Assim como já tinha feito no início da pandemia de covid-19 em abril de 2020, o Santuário Diocesano de São Sebastião voltou a tocar em seus alto-falantes músicas religiosas na semana em que se comemora o Dia do Padroeiro São Sebastião (20 de janeiro). É mais uma iniciativa do padre Amarildo Marçoli, reitor do Santuário, que traz um "colorido especial" para quem passa pela região ou trabalha nas imediações.


- 100% DE OCUPAÇÃO NA UTI DO HOSPITAL – O agravamento da pandemia provocou a ocupação em 100% dos leitos de UTI-covid do Hospital Dona Balbina. Eram sete pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva, sendo cinco de Porto Ferreira e dois de outros municípios. A enfermaria oscilou entre 50% e 60% dos 20 leitos ocupados.


- FERREIRENSE COMANDA 2º BATALHÃO DOS BOMBEIROS - O 1º tenente PM Ederson Martins Revelli é o novo comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira. Aos 29 anos de idade e nascido em solo ferreirense, o tenente se apresentou no dia 28 de janeiro. Ele ingressou como aspirante na Polícia Militar em 2018. Nos dois anos seguintes, fez cursos de especialização em São Paulo para se efetivar na função de comandante. Antes de entrar na PM, ele já fazia parte da Força Aérea Brasileira.


- SEM DESCIDA DE BOIA E CARNAVAL - Autoridades da área de Segurança Pública dos municípios de Porto Ferreira e Pirassununga fizeram alertas para a proibição do tradicional evento "descida de boia" no rio Moji-Guaçu, que acontece desde 1994 sempre no último sábado do mês de janeiro. A proibição estava relacionada às restrições atuais diante da pandemia de covid-19, que não permite a realização de qualquer tipo de evento que cause aglomeração. O Comitê da Covid-19 do município também já havia decidido pelo cancelamento do Carnaval.


- CARGOS DE CONFIANÇA TÊM PROCESSO SELETIVO - Rômulo Rippa publicou decreto que define a possibilidade de utilização de processo seletivo para a seleção, nomeação e designação de ocupantes de cargos em comissão e funções comissionadas (de confiança) no âmbito da Administração Municipal. "É mais uma inovação que estamos implantando no governo, assim como foi a Escola Municipal de Gestão Pública, com o objetivo de melhor qualificar nosso quadro de pessoal, tornando-o mais eficiente e, assim, oferecer melhores serviços para a população", comentou.


FEVEREIRO


- PANDEMIA: ACEPF ENVIA OFÍCIO COM SUGESTÕES – O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira (ACEPF), Leandro Gentina, protocolou na Prefeitura um ofício no qual a entidade faz sugestões de ações "a serem adotadas de imediato e que poderão minimizar os impactos da crise econômica e de saúde que foram instauradas com a chegada da Covid-19". Um ofício de mesmo teor também foi encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo, reiterando as sugestões já feitas pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).


- LISTAGEM MOSTRA QUEM TOMOU A VACINA - A Prefeitura começou a divulgar a lista das pessoas que foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. A divulgação da listagem foi uma determinação do prefeito Rômulo Rippa, via decreto, com o objetivo de garantir o controle social na aplicação aos segmentos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e dar transparência a todo o processo, possibilitando assim eventuais denúncias em casos de fraude ou aplicação fora dos critérios estabelecidos. A vacinação de idosos começou em fevereiro.


- COMERCIANTES FAZEM MANIFESTAÇÃO - Comerciantes e empresários de Porto Ferreira fizeram manifestações pedindo a abertura de seus estabelecimentos durante a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva para as atividades econômicas. Após "buzinaço" e protestos, representantes foram recebidos pelo prefeito Rômulo Rippa. Após as reuniões, foi editado um novo decreto, flexibilizando alguns serviços e ampliando o horário de atividades. Os comerciantes também estiveram na Redação do JP explicando as manifestações. Eles ainda tiveram encontro com representantes da Facesp.


- NOVO CANAL DIGITAL PARA SOLICITAÇÕES – A Prefeitura passou a contar com um novo sistema de ouvidoria online, o eOuve, com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta ao cidadão para que ele possa levar à administração municipal as suas solicitações. Ele substituiu o aplicativo Fala, Cidadão.


- RÔMULO É ELEITO PRESIDENTE DO CBH-MOGI - Pela primeira vez deste que foi criado, em 1996, um prefeito de Porto Ferreira vai presidir o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu (CBH-Mogi). Rômulo Rippa foi eleito para o mandato de 2 anos em reunião virtual da qual participaram prefeitos e representantes dos 43 municípios que integram a entidade.


- PERÍCIA EM ÁREA ALVO DE DESAPROPRIAÇÃO NO ANÉSIA 2 – A discussão judicial entre a Prefeitura e os donos de uma propriedade rural na Estância Flávia, ao lado do Jardim Anésia 2, teve prosseguimento quando o juiz de Direito Valdemar Bragheto Junqueira, da 2ª Vara da Comarca de Porto Ferreira, designou o perito que será encarregado de demarcar a área a ser desapropriada para que ali seja feita uma passagem de veículos. A ação de desapropriação por utilidade pública foi ajuizada pelo município com a finalidade de realizar as obras necessárias para a abertura de uma via alternativa de acesso às propriedades rurais situadas nas proximidades da rodovia SP-215 e da antiga estrada municipal que liga Porto Ferreira a Descalvado.


- JUSTIÇA NEGA ABERTURA DE ESTABELECIMENTOS - A juíza de Direito da 1ª Vara da Comarca de Porto Ferreira, Dra. Joanna Palmieri Abdallah, indeferiu medida liminar que pretendia reabrir estabelecimentos comerciais em Porto Ferreira durante a fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à covid-19. Duas lojas do ramo de decoração e um estacionamento que comercializa veículos ingressaram com mandado de segurança cível/abuso de poder contra decreto do prefeito Rômulo Rippa que prevê medidas restritivas para as atividades comerciais.


- MAIOR CHUVA EM 10 ANOS - Segundo dados da Agência Nacional de Águas, por meio da estação Marimbondo, o mês de fevereiro em Porto Ferreira recebeu 308,4 milímetros de chuvas. Foram as maiores precipitações para o mês desde 2006. Muito contribuiu para este resultado as chuvas que caíram no dia 27/02, num total de 92,6 mm. Uma marca poucas vezes atingida. A maior chuva registrada no município antes disso havia sido em 13 de abril de 2011, quando os registros apontam 105,4 mm de precipitação.


MARÇO


- MORRE O EMPRESÁRIO EDISON CORRÊA DE TOLEDO, DA CPF - Morreu no dia 1º, aos 79 anos, em São Paulo, o empresário Edison Corrêa de Toledo, presidente do Conselho de Administração da Cerâmica Porto Ferreira SA, que se encontra em recuperação judicial. O sepultamento ocorreu na tarde do mesmo dia, no Cemitério da Saudade (velho), em Porto Ferreira. Toledo assumiu a direção da tradicional cerâmica em 2006, substituindo seu sogro, o industrial Dr. Nicolau de Vergueiro Forjaz, que viria a falecer em 2 de janeiro de 2007. Edison Corrêa de Toledo era casado com Lúcia Forjaz, falecida em 25 de abril de 2020, com quem teve três filhas: Lucila, Luciana e Ana Lúcia, e muitos netos.


- CIDADE TEM BOM DISTANCIAMENTO SOCIAL - Desde o dia 1º de janeiro de 2021 o SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) passou a cobrir todos os municípios do Estado de São Paulo com população acima de 50 mil habitantes, incluindo, portanto, Porto Ferreira e mais 138 cidades. Pelos dados do sistema, Porto Ferreira era, na média, a 8ª cidade com melhor distanciamento social entre os 139 municípios analisados diariamente.


- NOMES MAIS REGISTRADOS EM 2020 - Heitor, Miguel e Helena foram os nomes mais registrados em Porto Ferreira em 2020, de acordo com levantamento do portal de Transparência do Registro Civil, da Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). Em 2019, os nomes mais registrados no município foram Antônio, José e Maria. Em 2018, os campeões foram todos nomes compostos: Maria Clara, João Miguel e Enzo Gabriel. Este último, aliás, foi bicampeão no território nacional em 2018 e 2019.


- TROCAS NO GABINETE, AGÊNCIA E SECRETARIA - Rômulo Rippa anunciou oficialmente a posse dos novos ocupantes da chefia do Gabinete, Agência Reguladora e da recém-criada Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria. O ex-vereador Miguel Bragioni deixou a chefia da ARMPF, cargo que ocupava desde o início de 2019, para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria. Já o advogado Dr. Fábio Castelhano Franco da Silveira deixou a chefia do Gabinete do Prefeito, após 4 anos no cargo, e assumiu a superintendência da Agência Reguladora. Para assumir a chefia do Gabinete foi nomeado o também advogado Dr. Luís Guilherme Panone, o Luisinho Panone, ex-procurador geral de Pirassununga (2013/2016) e presidente da Câmara Municipal de Descalvado (2017/2018).


- MUNICÍPIO CUMPRE TAC DE CRIAÇÃO DE VAGAS EM CRECHE - O prefeito Rômulo Rippa recebeu ofício do Ministério Público Estadual, assinado pelo promotor de Justiça Leandro Viola, informando que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o MP para criação de vagas em creches municipais "foi integralmente cumprido". O TAC foi firmado em novembro de 2014 e aditado em junho de 2016. Pelo acordo, no final de 2017 o município deveria oferecer um total de 928 vagas, com criação de mais 150 vagas em 2018 (totalizando 1.078) e mais 150 em 2019 (1.228). O prefeito creditou o feito ao sucesso do programa Fila Única.


- MARÇO MAIS SECO EM 30 ANOS - Segundo dados da Agência Nacional de Águas, por meio da estação Marimbondo, o mês de março em Porto Ferreira teve pouca precipitação, com apenas 57 milímetros de chuvas nos 31 dias do período. Foi a menor quantidade para o março desde 1991, quando a Defesa Civil passou a fazer os registros.


ABRIL


- FERREIRENSE É ELEITO DIRETOR NACIONAL DA UNIMED - O Dr. Walter Cherubim Bueno, de tradicional família ferreirense, foi eleito diretor nacional do Grupo de Saúde Unimed, líder no seu setor. Após brilhante trabalho na mesma instituição, exercendo cargos da empresa no Centro Oeste do Brasil, e com os excelentes resultados conseguidos, Dr. Walter foi alçado a esse cargo de muita responsabilidade mediante os votos de todas as Regionais brasileiras. Ele tomou posse em abril, na sede paulista dessa instituição.


- VIVIANE RASI TEM RECURSO NEGADO NO TSE - Em decisão proferida no dia 15/3, mas publicada no Diário Oficial somente no dia 6/4, o ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou em sua integralidade o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que indeferiu o registro da candidatura de Viviane Cristina Santana Rasi a vereadora nas eleições municipais do ano passado, a mais votada na cidade, com 1.897 votos. Assim, fica mantida a cadeira para o candidato Marcelo Nery de Oliveira, o Marcelo Enfermeiro, o terceiro mais votado do MDB – o segundo mais votado, Élcio Arruda, foi eleito pela média.


- MORRE O PROFESSOR MARCIER MARTINS - Faleceu no dia 15/4, aos 85 anos de idade, o professor Marcier Martins. Grande incentivador do esporte ferreirense, o professor Marcier também foi colunista e colaborador do Jornal do Porto por muitos anos. Filho de José Martins e de Leonor Zini Martins, casou-se em 1968 com Clarice Aparecida Silva Martins, e da união nasceram os filhos Fábio Marcel e Fabrícia.


- MORRE O CORONEL MÁRCIO SIMPLÍCIO, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA - Faleceu no dia 16/4, aos 53 anos de idade, o coronel PM da reserva Márcio Rogério Simplício, ex-comandante da Polícia Militar em Porto Ferreira e que atuava como secretário de Segurança e Mobilidade Urbana do governo Rômulo Rippa (PSD). O coronel estava internado em Araraquara, onde residia, havia vários dias devido a complicações causadas pela covid-19. A morte do coronel foi lamentada em diversas publicações nas redes sociais por familiares, colegas de trabalho e amigos ferreirenses que cultivou em suas rápidas passagens pelo município. Era casado com a ferreirense Lara Moretto Pedra e tinha dois filhos, Ícaro e Isabela.


- NOVA COMPANHIA DA PM REÚNE TRÊS CIDADES – O capitão PM Leonardo Régis Ramos seguiu como comandante da agora 3ª Companhia da Polícia Militar de Porto Ferreira, que tem sob sua responsabilidade o policiamento no município ferreirense e também em Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 10 de abril, o 38º Batalhão de Polícia Militar, com sede em São Carlos, teve uma completa remodelação em sua estrutura organizacional.


- RETORNO DOS HONORÁRIOS DOS PROCURADORES - Os vereadores de Porto Ferreira aprovaram por unanimidade o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do prefeito Rômulo Rippa, que restabeleceU o pagamento de honorários de sucumbência aos advogados públicos que atuam pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura nas causas em que a Fazenda municipal é parte. O prefeito encaminhou a proposta depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no ano passado que o pagamento de honorários sucumbenciais aos advogados públicos é constitucional e que, somados às demais verbas remuneratórias, devem estar limitados ao teto constitucional.


- AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO TEM RECURSO REJEITADO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) negou provimento a um pedido de reexame interposto pela Prefeitura de Porto Ferreira para que fosse mantido o pagamento do auxílio-alimentação aos servidores inativos (aposentados e pensionistas). Quando o TCE-SP emitiu parecer favorável à aprovação das contas no exercício de 2018 (segundo ano do governo Rômulo Rippa), fez um alerta sobre a irregularidade do pagamento de auxílio alimentação aos servidores inativos, conforme previsto na Súmula Vinculante nº 55 do Supremo Tribunal Federal, com determinação de encaminhamento de ofício ao Ministério Público do Estado para conhecimento e eventuais providências e recomendação para que a Prefeitura restrinja tal benefício aos funcionários em atividade.


- JUSTIÇA DECIDE A FAVOR DA PREFEITURA - O juiz de Direito Valdemar Bragheto Junqueira, da 2ª Vara da Comarca de Porto Ferreira, expediu um mandado em favor do município, deferindo pedido de imissão provisória na posse de uma área ao lado do Jardim Anésia 2, futuro Jardim Esperança, para que ali seja feita uma passagem para veículos pesados. A ação de desapropriação por utilidade pública foi ajuizada pelo município de Porto Ferreira em março do ano passado com a finalidade de realizar as obras necessárias para a abertura de uma via alternativa de acesso às propriedades rurais situadas nas proximidades da rodovia SP-215 e da antiga estrada municipal que liga Porto Ferreira a Descalvado.


- REVISTA PORTORAMA INTEGRA PROJETO – Em abril teve início o projeto Memória Digital, que disponibilizou, de forma digital e gratuita, parte do material escrito disponível no Museu Municipal para o grande público. Entre este material foram disponibilizadas as edições da revista Portorama, editada pelo Jornal do Porto.


- EDIFÍCIO PROFESSOR SUD MENNUCCI - A partir de 27 de abril o histórico prédio situado na rua Coronel Procópio de Carvalho, 352, no Centro, passou a denominar-se Edifício Professor Sud Mennucci. A determinação consta do decreto 1.697/2021, assinado pelo prefeito Rômulo Rippa. O prédio abriga a Secretaria de Educação atualmente e o decreto diz que deverão ser mantidas e preservadas como patrimônio histórico de Porto Ferreira as características arquitetônicas, a estrutura e as homenagens ao patrono do edifício.


MAIO


- CORONEL PM DA RESERVA É NOMEADO SECRETÁRIO - Rômulo Rippa anunciou o coronel PM Valdemir Guimarães Dias como novo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Porto Ferreira, cargo que foi ocupado até o dia 16 de abril pelo também coronel PM Márcio Rogério Simplício, que morreu vítima da covid-19. Valdemir foi comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) em São Carlos (SP) até março de 2020. Na então 4ª Cia/PM de Porto Ferreira atuou por cerca de 10 anos.


- AÇÃO CONTRA EXEMPLAR DA BÍBLIA SAGRADA - O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em face de uma Resolução de 2016, da Câmara Municipal de Porto Ferreira, que alterou parte do Regimento Interno para determinar a manutenção de um exemplar da Bíblia Sagrada no plenário do Legislativo. O procurador-geral sustenta que a disposição se revela incompatível com vários dispositivos legais. A Câmara, por sua vez, defendeu a manutenção da Bíblia no recinto.


- SERVIDORES SEM ABONO ANIVERSÁRIO - O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio do desembargador Márcio Bartoli, julgou procedente uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) em que era pedida a suspensão da concessão da gratificação de aniversário paga aos servidores públicos municipais de Porto Ferreira. A Prefeitura recorreu ao Supremo Tribunal Federal. O TJ-SP atendeu, assim, a um pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que por meio do procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, ingressou com a ação em agosto do ano passado, conforme divulgado com exclusividade pelo Jornal do Porto.


- MORRE O FUNDADOR DO JORNAL DO PORTO, JOÃO ROBERTO BELLINI - Aos 75 anos de idade, faleceu no dia 24/5, em Porto Ferreira, o empresário e jornalista João Roberto Bellini, fundador do Jornal do Porto e proprietário da Gráfica São Paulo. Ele estava fazendo tratamento contra um câncer havia 7 meses. Bellini estava afastado da direção do jornal, que passou para seu filho André. Mas, mesmo assim, continuava trabalhando e colaborando com o jornal, sua paixão, cuja fundação completou 44 anos no dia 5 de junho. Nessas décadas militando na imprensa interiorana, Bellini foi inúmeras vezes homenageado e teve seu trabalho reconhecido como defensor da liberdade de expressão e da democracia. O Jornal do Porto trouxe em seu Editorial um pouco da carreira de João Roberto Bellini e, na coluna "Ao Pé da Letra", que assinava, alguns textos que recebeu em homenagem. Ele deixou a esposa Mafalda, o filho André, familiares e uma legião de amigos.


- LIBERAÇÃO DE TESTES EM BRASÍLIA - O prefeito Rômulo Rippa esteve em Brasília, onde teve agenda com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, no Ministério da Saúde. Na conversa com o secretário e os técnicos da unidade, o prefeito apresentou os relatórios emitidos pela pesquisa da Unesp que confirmou a existência de uma nova variante da covid-19 em Porto Ferreira, denominada P.4. O MS se comprometeu a enviar 30 mil testes de antígenos ao município, mas negou pedido de imunização em massa.


- 100 ANOS DA INDÚSTRIA CERÂMICA FERREIRENSE – No centenário da indústria cerâmica em Porto Ferreira foi lançada oficialmente, por meio de uma importante parceria entre a Prefeitura, Sindicato de Classe (Sindicer) e empresários locais, um projeto pioneiro no Estado e País: a Indicação de Procedência da Cerâmica produzida em Porto Ferreira, concedida recentemente pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).


- PIORES NÚMEROS DA PANDEMIA - A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira fez um levantamento sobre os números da covid-19 no mês de maio. Os dados mostram que a cidade vivia o seu pior momento desde o início da pandemia. De acordo com os números, Porto Ferreira registrou 1.272 casos confirmados durante os 31 dias – recorde de positivos em um único mês. Maio ainda contabilizou 34 óbitos – média superior de uma morte por dia.



JUNHO


- MAIS IDOSOS DO QUE MENORES DE 14 ANOS - Projeções feitas pela Fundação Seade, do Governo do Estado, indicam que até 2025 Porto Ferreira terá uma população de idosos (acima de 60 anos) maior do que a população de 0 a 14 anos de idade. Segundo os dados do Seade, em 2020 a população de 0 a 14 anos era de 9.782 habitantes, enquanto que os idosos eram 8.977. Já em 2025 as projeções indicam uma população de 0 a 14 anos em 9.343 habitantes, enquanto que os idosos serão 10.631.


- AULAS PRESENCIAIS RETORNAM NO 2º SEMESTRE – Com o início da vacinação para os profissionais da Educação em junho, abriu-se o caminho para o retorno às aulas presenciais no segundo semestre, já em agosto. A informação extraoficial estava sendo discutida nos bastidores da Prefeitura, conforme apurou a reportagem do Jornal do Porto. E foi confirmada posteriormente com o retorno às aulas.


- ALESP APROVA MOÇÃO A JOÃO ROBERTO BELLINI - Foi publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 16/6 uma moção de autoria do deputado estadual Altair Moraes (Republicanos), a pedido de seu assessor Marcelo Padilha, aprovada por unanimidade, em que "manifesta solidariedade à família do ilustríssimo Sr. João Roberto Bellini e a toda a população de Porto Ferreira e região, consternada pela sua morte", ocorrida no dia 24 de maio.


- CÂMARA DE CONCILIAÇÃO É APROVADA - A Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou em duas discussões o projeto de lei complementar de autoria do prefeito Rômulo Rippa que "institui a política de prevenção e resolução de conflitos administrativos no âmbito do município de Porto Ferreira". Esta política, segundo a Prefeitura, tem a finalidade de qualificar as decisões administrativas e fomentar a conciliação e a mediação como meios para a solução de controvérsias judiciais ou extrajudiciais que envolvam a Administração Pública Municipal Direta.


- PARECER FAVORÁVEL ÀS CONTAS DE 2019 - A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou no dia 29/06 as contas da Prefeitura de Porto Ferreira do exercício de 2019, terceiro ano da primeira gestão do prefeito Rômulo Rippa, e emitiu de forma unânime parecer favorável à aprovação. O parecer da assessoria técnica do órgão, do Ministério Público de Contas e do conselheiro Renato Martins Costa foram pela regularidade dos atos no que diz respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, os gastos com saúde, educação e demais serviços públicos naquele ano. O governo Rippa já havia recebido pareceres favoráveis em 2017 e 2018.


- MAIOR CONTÁGIO E MAIOR VACINAÇÃO - O mês de junho terminou com novo recorde de casos confirmados de covid-19 em Porto Ferreira. Foram 1.548 confirmações, contra 1.272 em maio, que até então era o mês com mais contágios. Este montante do mês de junho representa 22,6% do total de 6.840 casos registrados desde o início da pandemia. Se o contágio aumentou, a média de mortes diminuiu no mês de junho. Foram 27 óbitos, número ainda muito elevado, mas menor que os 34 de maio, mês recordista. A melhor notícia do mês foi o balanço sobre a vacinação. Foram 8.392 doses aplicadas, o que representa 28,7% do total desde o início no final de janeiro.


JULHO


- ÁREA AZUL TEM AMPLIAÇÃO DE 7 QUARTEIRÕES - No dia 16/7 o prefeito Rômulo Rippa publicou decreto ampliando a área de cobertura do serviço do Rotativo Porto Ferreira, a popular "área azul", no Centro da cidade. Ao todo foram cerca de 700 metros, ou 7 quarteirões, de ampliação do serviço de estacionamento rotativo, cuja cobrança começou em agosto.


- ANÚNCIO DO PROJETO DO PARQUE LINEAR - O prefeito Rômulo Rippa anunciou o projeto de construção do Parque Linear na área da antiga Fepasa, ao lado da antiga Estação Ferroviária, que no final do mês abrigaria o Museu Histórico Professor Flávio da Silva Oliveira. Segundo o prefeito, o investimento será de R$ 4,5 milhões na primeira etapa e os recursos foram conquistados junto ao Governo Federal, por intermédio do deputado federal Alex Manente (Cidadania).


- URBANIZAÇÃO DO JARDIM ESPERANÇA E NOVA PRAÇA – No dia 16/07 o prefeito Rômulo Rippa entregou as obras de urbanização do Jardim Esperança e da nova praça Benedito Inácio Américo da Silva, no Jardim Anésia. "É a obra mais importante do nosso mandato", afirmou o prefeito logo no início do seu discurso, destacando que a urbanização do bairro que ficou conhecido como Anésia 2 representa dignidade para as mais de 530 famílias que ali residem.


- MUSEU INSTALADO NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA REVITALIZADA - Às vésperas dos 125 anos do aniversário da cidade, na manhã do dia 25 o prefeito Rômulo Rippa entregou as obras de revitalização da antiga Estação Ferroviária e da nova sede do Museu Professor Flávio da Silva Oliveira. Essas benfeitorias foram possíveis graças aos recursos que foram fruto da articulação entre o Governo Municipal e o Governo Estadual. O município fez um investimento de R$ 1,1 milhão, sendo que R$ 700 mil são do Governo do Estado, por intermédio do trabalho do ex-deputado estadual e atual secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O restante veio dos cofres municipais. Toda aquela região, que compreende também o Calçadão Neno Perondi, estava passando por intervenções desde o início de maio de 2020.


AGOSTO


- ESTIAGEM: APENAS 30% DA MÉDIA EM 4 MESES - Segundo dados da Agência Nacional de Águas, por meio da estação Marimbondo, Porto Ferreira vinha enfrentando desde abril um dos períodos mais secos já registrados. Os volumes de abril, maio, junho e julho somaram apenas 56,4 milímetros de chuvas. O equivalente a 30% da média registrada nos últimos 14 anos, que foi de 192,58 mm para o período.


- ARQUIVO MUNICIPAL LEVARÁ NOME DE JOÃO ROBERTO BELLINI - O prefeito Rômulo Rippa anunciou no dia 18/8 que vai dar o nome de João Roberto Bellini, fundador do Jornal do Porto, ao futuro Arquivo Público Municipal. A homenagem ao jornalista e empresário falecido em 24 de maio deste ano consta de um decreto assinado pelo prefeito, um dia após a comemoração do Dia do Patrimônio Histórico (17 de agosto). A Prefeitura vai revitalizar e recuperar as características da forma mais original possível do prédio da antiga Cadeia Pública, onde ficava o Museu, para abrigar o futuro Arquivo Público Municipal João Roberto Bellini.


- PROJETO DA ROTATÓRIA DAS AVENIDAS - Em suas redes sociais, o prefeito Rômulo Rippa apresentou o projeto aprovado pelas Secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Segurança e Mobilidade Urbana que vai construir uma grande rotatória no cruzamento das avenidas Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, Ângelo Ramos e Rudolf Streit, em substituição ao conjunto semafórico ali existente. A região passou a ser um ponto crítico do trânsito ferreirense. A rotatória será contornada por três pistas. O complexo viário vai usar uma parte do terreno da antiga estação ferroviária, que teve um recuo de 30 metros, e também parte do estacionamento da empresa Cargill, cujo espaço necessário foi desapropriado pela Prefeitura.


- DECRETO DESAPROPRIA PRÉDIO DE ANTIGO BANCO - Rômulo Rippa assinou decreto em que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel da rua Coronel Procópio de Carvalho, 654, no Centro, onde por muitos anos funcionou a agência da extinta Nossa Caixa Nosso Banco, do Governo do Estado. O imóvel pertence ao Banco do Brasil, que adquiriu o banco paulista por R$ 5,38 bilhões (valores da época) em 2008. Após transferir a operação da agência para outro local, o prédio ficou fechado e há um bom tempo está em estado de abandono.


- NOVA DIRETORIA DO PFFC - O mais tradicional e centenário clube da cidade, o Porto Ferreira Futebol Clube realizou no dia 22/8 suas eleições para diretoria e conselho deliberativo, cujos eleitos terão mandato por 3 anos (2021/2024). Numa disputa muito acirrada, a vencedora foi a Chapa B "Tradição – Experiência de Verdade", da oposição, tendo candidato a presidente Rogério Endrigo Moraes, da Consermaq, e como vice Sebastião Donizete Maganin. A Chapa B recebeu 123 votos, contra 122 da concorrente, a Chapa A "Transparência e Resultado", da situação, que tinha o atual presidente Sérgio Ricardo da Silva, o Macarrão, como candidato à reeleição, mantendo também como vice Raquel Bruno.


- MENOR NÚMERO DE CASOS E MORTES NO ANO - O mês de agosto fechou com o menor número de casos positivos de covid-19 em Porto Ferreira no ano. Foram 176, contra 374 do mês de julho, ou uma queda de 53%. Já em relação ao mês de junho, que apresentou o maior número de contágio desde o início da pandemia, os dados de agosto representam uma queda de quase 90%. Quanto ao número de mortes, os registros foram parecidos: 8 em agosto, contra 9 em julho. Porém, a maioria dos óbitos aconteceram nos primeiros 18 dias do mês (6). Do dia 19 de agosto até o final foram apenas dois registros fatais. Os óbitos de agosto em relação a maio, o mês mais fatal até agora, tiveram uma queda de 76%.


- CERÂMICA PORTO FERREIRA COMPLETA 90 ANOS - O prefeito Rômulo Rippa e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Maria Lucia Baltieri fizeram uma visita à Cerâmica Porto Ferreira no dia 12/8, por ocasião da passagem dos 90 anos de fundação da empresa, ocorrida no dia anterior. Em abril de 2020, a Planos Consultoria e Gestão Empresarial iniciou os trabalhos de retomada da Cerâmica Porto Ferreira. Num curso espaço de tempo foram realizadas profundas mudanças e investidos milhões de reais.


- INAUGURAÇÃO DO POUPATEMPO ESTADUAL – No dia 14/08 o Governo de São Paulo inaugurou a unidade do Poupatempo em Porto Ferreira e anunciou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para as obras do teatro municipal, que ocupará o prédio do antigo Cine São Sebastião. A cerimônia aconteceu em frente ao Poupatempo, na rua Coronel Procópio de Carvalho, no Centro, e teve a participação de inúmeras autoridades, como o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, o prefeito Rômulo Rippa, secretários estaduais, deputados e vereadores.


- CONTAS DE 2018 APROVADAS - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão do dia 30/8 as contas da Prefeitura referentes ao exercício de 2018, seguindo assim o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e também das comissões que analisaram os documentos previamente. O prefeito Rômulo Rippa esteve presente na sessão e fez uma sustentação oral sobre as ações praticadas em seu governo.


SETEMBRO


- NOVIDADES NA EDUCAÇÃO EM 2022 – Em reportagem exclusiva, o JP trouxe as mudanças que a Secretaria de Educação de Porto Ferreira deve promover em algumas unidades escolares para o ano letivo de 2022. As novidades foram confirmadas em entrevista com a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme. Tais mudanças preveem transformação de creches em núcleos de educação infantil, entre outras alterações significativas.


- MUDANÇAS PARA TÁXIS E MOTO-TÁXIS – Em outra matéria exclusiva, o JP apurou que a Prefeitura de Porto Ferreira estava estudando enviar à Câmara Municipal propostas para atualizar as legislações que tratam do transporte de pessoas por meio de táxis e moto-táxis no município, além de regulamentar os serviços de transporte individual de passageiros, popularmente conhecido como transporte por aplicativo (Uber, 99 etc.). Um parecer da Procuradoria Jurídica sobre o tema foi elaborado após um pedido de explicações recebido pelo município do Ministério Público local. Semanas depois o prefeito ingressou com os projetos no Legislativo.


OUTUBRO


- HOMENAGENS NA CÂMARA MUNICIPAL - A Câmara Municipal realizou no dia 1º a sessão solende de entrega dos títulos de Cidadão Ferreirense as Medalhas de Mérito 29 de Julho, nas dependências do Sest/Senat. O prefeito Rômulo Rippa indicou dois nomes para receberem a Medalha: o deputado federal Alex Manente (Cidadania) e a enfermeira chefe da Vigilância Sanitária do município, Fabíola Correia Poiatti. Outras duas indicações foram feitas por vereadores. O presidente Alan João indicou o médico cardiologista Maurício Silveira Arruda, de Porto Ferreira, mas radicado nos EUA, em Cleveland (Ohio), mas que também ministra aulas no Brasil, no Hospital do Coração; e o vereador Marcelo Ozelin (PP) indicou o enfermeiro Fabrício Claudemir Silva, que atua no Hospital Dona Balbina como responsável na ala de covid-19. Quanto aos títulos de Cidadão Ferreirense, os agraciados foram os médicos Dr. Saldanha Leivas Cougo (indicação do presidente Alan João), atual vice-prefeito municipal, e Dr. Weber Spegiorin Leite (indicação do vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira), ambas aprovadas por unanimidade.


- TAXA DE ÁGUA E ESGOTO SOBE EM JANEIRO – Outra matéria exclusiva do JP. A conta de água da população ferreirense deve sofrer um aumento no mês de janeiro de 2022. Conforme apurou a reportagem, com o cumprimento pela concessionária BRK Ambiental da meta de tratar 100% do esgoto sanitário, a partir do ano que vem a cobrança da taxa de esgoto deverá subir de 75% para 100% em relação ao valor cobrado pela água consumida. Portanto, no geral, o aumento da conta deve ser de até 12,5%.


- CHUVAS RETORNAM EM OUTUBRO - Segundo dados da Agência Nacional de Águas, por meio da estação Marimbondo, Porto Ferreira registrou nos primeiros 11 dias do mês de outubro um total de 67,8 milímetros de chuvas. O volume é o terceiro maior do ano, só perdendo para os meses de janeiro e fevereiro, mas superior ao mês de março, que costuma ser chuvoso, mas que em 2021 recebeu apenas 57 mm. O mês de setembro fechou com apenas 0,4 mm de precipitação, registrada no dia 29. Foram as únicas gotas que caíram no município desde o dia 28 de julho. Ou seja, o município ficou praticamente dois meses sem chuvas.


- SUSPEITO DE LATROCÍNIO É PRESO - Policiais civis de Porto Ferreira prenderam três pessoas, que estavam sendo investigadas pela prática de vários roubos ocorridos em Porto Ferreira, entre os principais vários assaltos em casas e veículos. Destas prisões ocorridas, um dos presos foi reconhecido como sendo o autor do latrocínio ocorrido no dia 7/10, que vitimou a comerciante Eliete Ferracin Munhoz, de 64 anos, proprietária de uma loja de açaí em frente à escola Washington Luís, crime este que causou grande comoção na cidade.


- TJ-SP SUSPENDE GRATIFICAÇÕES NA CÂMARA - O desembargador Fernando Antônio Ferreira Rodrigues, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu liminarmente no dia 12/12 dois artigos da lei complementar 215/2019, do município de Porto Ferreira, que trata da estrutura administrativa da Câmara Municipal. Na prática, suspendeu o pagamento de gratificações salariais a servidores do Legislativo local. A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Mário Luiz Sarrubbo. Mais uma reportagem exclusiva do JP.


- MELHOR PONTUAÇÃO EM GESTÃO FISCAL - O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, revelou que 3.024 cidades brasileiras têm situação fiscal difícil ou crítica. Porto Ferreira, no entanto, apresentou uma situação muito confortável em comparação ao restante das cidades brasileiras. O município atingiu em 2020 sua melhor pontuação no índice, que é calculado desde 2013, com 0.7628, considerada "boa gestão".


- CIDADE SUPERA 500 MORTES PELA 1ª VEZ - Em 2021, de janeiro até o final de outubro Porto Ferreira registrou 509 mortes em geral. Apenas a covid-19 foi responsável por 145 óbitos, ou 28,5% do total. A média de mortes no município entre 2015 e 2019, anos que precederam a pandemia, foi de 344 óbidos/ano.


- NOVA PONTE DO SANTA ROSA É ENTREGUE – Na manhã de 24/10 foi entregue a nova ponte sobre o córrego Santa Rosa e anel viário ligando à avenida Mariano Procópio, no Recreio Aeroporto. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e um grande público como há muito não se via em eventos do tipo. A rotatória de acesso levou o nome do Rotary Club de Porto Ferreira. A nova ponte e o anel viário são um dos maiores investimentos em mobilidade da história de Porto Ferreira. Possibilitou fazer as ligações entre as regiões Leste e Sudeste/Central de forma muito mais rápida. No lado Leste a ponte é ligada ao Jardim Santa Luzia, pela avenida Alberto Suzigan. Do outro lado, o novo acesso faz a ligação com a avenida Mariano Procópio. São cerca de 6 quilômetros que serão economizados de uma cabeceira da ponte à outra. Os recursos fazem parte do pacote de R$ 26 milhões do financiamento aprovado junto à Caixa Econômica Federal em 2019, aprovado pela Câmara Municipal.


NOVEMBRO


- ELEIÇÕES NA OAB – No dia 25/11 os advogados de Porto Ferreira inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram às urnas para escolher a nova Diretoria da Seção do município. Desta vez, diferentemente do último pleito, a eleição contou com chapa única, que reconduziu para um mandato de mais 3 anos como presidente o advogado Dr. Rui Carlos Nogueira de Gouveia. Já o advogado ferreirense Dr. Francisco Jorge Andreotti Neto foi eleito conselheiro estadual.


- PORTO FERREIRA DOA TESTES PARA A REGIÃO - O prefeito Rômulo Rippa e a secretária de Saúde Vera Visolli fizeram a doação de 10,9 mil kits de testes antígenos para detectar covid-19 a seis municípios da região. Eles fazem parte do lote de 30 mil kits recebidos do Ministério da Saúde, solicitados pelo prefeito em viagem a Brasília. Cada cidade beneficiada recebeu uma quantidade proporcional à sua população e Porto Ferreira ficou ainda com 8 mil testes, que estarão à disposição da população ferreirense nos 3 meses seguintes, quando vence a validade.


- AGÊNCIA MULTA BRK EM MAIS DE R$ 320 MIL - A Agência Reguladora de Porto Ferreira, responsável pela fiscalização dos serviços de água e esgoto do município, aplicou nova multa à concessionária BRK Ambiental, desta vez pela inexecução de obras do sistema de esgoto que garantiriam a despoluição do córrego Serra D"água. Entre os investimentos definidos contratualmente com a BRK Ambiental estavam as obras de uma estação elevatória de esgoto, as redes de dois coletores tronco e uma linha de recalque que atenderiam à região dos bairros Jardim Salgueiro e Lagoa Serena, encaminhando o esgoto para a Estação de Tratamento Fazendinha. A fiscalização constatou que, após o prazo contratual para realização, as obras não foram realizadas e o lançamento de esgoto continua ocorrendo diretamente no córrego Serra D"água.


- AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE APOSENTADOS É SUSPENSO - O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), por meio do desembargador-relator Moreira Viegas, atendeu a um pedido de liminar ajuizado pela Procuradoria Geral Justiça do Estado de São Paulo e suspendeu o pagamento do auxílio-alimentação aos servidores públicos municipais aposentados e pensionistas. A PGJ ajuizou a ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivos de três leis municipais – 3.436/2018, 3.495/2019 e 3.557/2020 – que estendem o benefício do auxílio-alimentação de R$ 600 mensais aos aposentados e pensionistas.


- CANCELAMENTO DO CARNAVAL 2022 - O prefeito Rômulo Rippa anunciou no dia 29/11 o cancelamento das atividades de Carnaval em Porto Ferreira em 2022. O anúncio foi feito após uma reunião do chefe do Executivo, em seu Gabinete, com os secretários Régis Berretta (Cultura e Economia Criativa) e Vera Visolli (Saúde). O motivo do cancelamento é devido à pandemia de covid-19. Diversos outros municípios do Estado também estão adotando a medida.


- MENOS DE UM CASO POR DIA - No mês de novembro, de acordo com os dados levantados pela Secretaria de Saúde, foram registrados apenas 29 testes positivos de covid-19 em 30 dias. Este é o menor número de confirmações dos últimos 7 meses. Levando em consideração os últimos dois meses (outubro e novembro), o município registrou 95 casos confirmados.


DEZEMBRO


- 90% DA POPULAÇÃO COM ESQUEMA COMPLETO DE VACINA – No início do mês, cerca de 96% da população acima de 12 anos de idade no município já havia tomado ao menos uma dose ou dose única da vacina contra a covid-19. Quanto ao esquema vacinal completo – duas doses ou dose única –, a campanha já atingia 90% da população acima de 12 anos de idade. E a 3ª dose de reforço já havia sido aplicada em 15% desta população maior de 12 anos de idade.


- INDENIZAÇÃO ÀS VÍTIMAS DA COVID-19 - Uma ação civil pública do MPF enviada à Justiça Federal afirma que houve omissão e negligência da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas negociações para a compra de vacinas e que isso "custou caro à sociedade". Os procuradores pedem que as famílias dos mortos sejam indenizadas em, pelo menos, R$ 100 mil, e as famílias de sobreviventes com sequelas graves/persistentes, em R$ 50 mil. Em Porto Ferreira, onde foram registradas 188 mortes desde o início da pandemia, essas famílias receberiam um total de R$ 18,8 milhões em indenizações caso a ação seja aceita pela Justiça, sem contar aquelas dos sobreviventes com sequelas, o que pode elevar a quantia ainda mais.


- FEIRA LIVRE NA PRAÇA REVITALIZADA – No dia 4/12 foi entregue a revitalização da praça Ana Maria Libertucci Salzano, também conhecida como "Praça da Rodoviária", que fica em frente ao terminal Prefeito Claiton Ernandes Arantes. O local recebeu também uma estrutura com os dizeres "Eu amo Porto Ferreira", sendo os responsáveis pela doação e instalação José Roberto Neves e Rafael Tangerino. A Administração Municipal pretende dar mais vida ao local, trazendo novos eventos, e para tanto iniciou também aos sábados, das 10 às 16 horas, a Feira Livre na praça.


- PORTO FERREIRA SEM PAPEL - O prefeito Rômulo Rippa assinou o decreto que cria o programa Porto Ferreira Sem Papel. Com isso, fica instituído o processo eletrônico dentro da Administração Municipal e ficará extinto o processo físico, de papel. Os processos físicos são caros e demorados. Apenas em 2019 foram 25 mil processos que tramitaram pelo poder público municipal. Cada processo possui uma capa dura de quatro páginas e dentro dele são encartadas as folhas de sulfite. Foram mais de 500 mil folhas gastas somente naquele ano.


- ESTÂNCIA DOS GRANJEIROS TOTALMENTE PAVIMENTADA – No dia 4/12 foram pavimentadas as duas últimas ruas do bairro Estância dos Granjeiros, sendo elas a rua Antônio Desidério do Nascimento e Jean Gabriel Villin. Apesar de serem poucas vias públicas no bairro, elas possuem grande extensão linear. Foram investidos cerca de R$ 2,4 milhões em serviços de terraplanagem, guias, sarjetas, drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária, calçamento e acessibilidade de todas as vias públicas do bairro que ainda não tinham essa benfeitoria, numa espera de quase 40 anos. Os recursos são do pacote de investimentos aprovado em 2019 pela Câmara Municipal.


- 1ª EXPOSIÇÃO DAS CERÂMICAS DE PROCEDÊNCIA – No dia 8/12 autoridades e empresários participaram da abertura da 1ª Exposição das Cerâmicas de Procedência de Porto Ferreira, no recinto do Sest/Senat, no Recreio Aeroporto. O evento foi uma parceria do Sindicer (Sindicato das Indústrias Cerâmicas) e Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e aconteceu até o dia 18. Ao todo, 31 empresas certificadas participaram da exposição, agora com sua procedência reconhecida nacionalmente pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) por meio de certificação.


- NOVO CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA – No dia 16/12 o prefeito Rômulo Rippa assinou, no Palácio dos Bandeirantes, mais um convênio com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Em 2022 serão investidos quase R$ 1 milhão para a construção de um novo Centro de Atendimento ao Turista na praça Paschoal Salzano, na Vila Maria, além da revitalização da mesma. Os recursos também serão utilizados para implantação de sinalização temática em todo o Circuito da Cerâmica Artística e da Decoração, com totens turísticos e portais de identificação.


- COMPRA DA ÁREA PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES – A Prefeitura fechou a compra da área onde serão construídas as mais de 100 casas populares pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo em Porto Ferreira. Ao lado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Louzada, e da chefe de seção de Habitação, Rosa Maria Roberti, o prefeito Rômulo Rippa assinou o contrato de compra e venda do imóvel. O município pagará R$ 450 mil pelo 1,7 alqueire de terras localizado ao lado dos bairros Jardim Recreio e Jardim Cen