Com a chegada do verão, BRK alerta para os perigos da água de chuva lançada nas redes de esgoto

Ocorrências no sistema de esgoto do município aumentam em 25% durante a estação chuvosa. Verão tem início oficialmente nesta terça-feira, dia 21.

Com a chegada do verão, BRK alerta para os perigos da água de chuva lançada nas redes de esgoto

Um dos grandes vilões para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário é a interligação incorreta, ou seja, a mistura indevida e irregular da água de chuva nas redes de esgoto. A informação é da concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, que, durante o verão, com a temporada de chuvas mais frequentes, alerta sobre um maior risco de ocorrências de vazamentos, podendo chegar até ao retorno do esgoto em imóveis.

"O número de ocorrências nas redes de esgoto do município chega a ser quase 25% maior em períodos chuvosos. Isso porque em vários imóveis a água da chuva é lançada de forma indevida diretamente na rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação, dificultando o escoamento e, em dias de chuva, ocasionando extravasamentos de esgoto", informa Alex Zampieri, gerente de operações da concessionária.

A ligação irregular da água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumentar a possibilidade de retorno do efluente nas ruas e nos imóveis, tendo em vista a força e quantidade de água de chuva que entra na rede de forma incorreta.

O gerente de operações destaca que é importante os moradores de Porto Ferreira estarem informados sobre a ligação e destinação corretas das águas. "As redes de esgoto foram projetadas para receber, exclusivamente, o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Quando a água da chuva é incorretamente direcionada para a rede coletora de esgoto, ela sobrecarrega o sistema e provoca obstruções, extravasamentos e compromete o serviço de coleta e tratamento, assim como pode gerar prejuízos para toda a comunidade local", diz.

Essas ligações inadequadas - muitas vezes causadas por desconhecimento da população - são proibidas por lei e passíveis de punições. No Brasil, onde há grande volume de chuvas, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina essa regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas distintas, separando assim a água de chuva dos esgotos gerados nas residências.

O início oficial do verão - a estação mais chuvosa do ano - nesta terça-feira (21), reforça a necessidade de atenção para o tema. E para orientar a população, a BRK iniciou neste ano a distribuição de folhetos informativos com objetivo de conscientizar a população sobre a ligação e destinação corretas das águas. O informativo, distribuído aos clientes atendidos pela empresa após a execução de serviços de esgoto, esclarece aos moradores de Porto Ferreira que a água de chuva precisa ser direcionada às galerias de águas pluviais, enquanto somente o esgoto deve estar ligado às redes de coleta, para que possa ser direcionado às estações de tratamento, antes de ser devolvido, limpo, aos rios.

Para mais informações sobre o tema ou qualquer outra necessidade relacionada aos serviços de água e esgoto, a BRK disponibiliza atendimento gratuito, 24 horas, pelo telefone 0800-7710001.