Site ligado ao Ministério da Economia sai do ar

Site ligado ao Ministério da Economia sai do ar
Escola Virtual est√° fora do ar na tarde desta sexta (10). Domínios do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers hoje. Site Escola Virtual ficou fora do ar nesta sexta-feira (10).

Foto: Reprodução

O site da Escola Virtual, ligado ao Ministério da Econimia, saiu do ar na tarde desta sexta-feira (10). Fato ocorreu após os domínios do ConecteSUS e do Ministério da Saúde terem saído do ar devido a ataque de hackers na madrugada desta sexta.

Escola Virtual é um ambiente online para cursos à distância que pertence à Escola Nacional de Administração (Enap). De acordo com informações da Agência Estado, o site teria sido vítima de um ataque pelo Lapsus$ Group, mesmos respons√°vel por invadir os bancos de dados do Ministério da Saúde.

Procurado, o Ministério da Economia não se pronunciou sobre o problema no site até a última atualização desta reportagem.

A queda teria acontecido por volta das 17h30. Por volta das 19h, a reportagem acessou o domínio e contatou que "Não é possível acessar esse site". J√° pelas 19h30, a informação era de "Sistema em manutenção".

Escola Virtual fora do ar por volta das 19h.

Foto: g1

Ainda de acordo com a Agência, o grupo teria deixado uma mensagem na p√°gina inicial do site com xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e pedindo um pagamento de resgate pelos dados.

"Ol√°. Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews) de merda. Seguindo a filosofia da Lapsus, um emaranhado de servidores foram enviados para nosso cemitério de 'dados mortos. A solução √°gil é o pagamento do resgate", dizia a mensagem.

Veja no JN: ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde impede acesso ao ConecteSUS

Ataque aos dados do Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a p√°gina do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

A queda dos sistemas do SUS teve reflexos pelo país: em Salvador, onde o comprovante começou a ser exigido na rodovi√°ria, passageiros não conseguiram embarcar. No Piauí, houve filas para a vacinação.

No Acre, quem perdeu o comprovante em papel não consegue tomar a 2¬™ dose ou a dose de reforço; o mesmo aconteceu no Oeste de Santa Catarina. O governo do Tocantins diz que não consegue notificar casos e mortes de Covid.

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional j√° foram acionados para investigar o caso. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os dados da população "não serão perdidos".
Acompanhantes Goiania