Site ligado ao Ministério da Economia sai do ar

Site ligado ao Ministério da Economia sai do ar
Escola Virtual está fora do ar na tarde desta sexta (10). Domínios do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers hoje. Site Escola Virtual ficou fora do ar nesta sexta-feira (10).

Foto: Reprodução

O site da Escola Virtual, ligado ao Ministério da Econimia, saiu do ar na tarde desta sexta-feira (10). Fato ocorreu após os domínios do ConecteSUS e do Ministério da Saúde terem saído do ar devido a ataque de hackers na madrugada desta sexta.

Escola Virtual é um ambiente online para cursos à distância que pertence à Escola Nacional de Administração (Enap). De acordo com informações da Agência Estado, o site teria sido vítima de um ataque pelo Lapsus$ Group, mesmos responsável por invadir os bancos de dados do Ministério da Saúde.

Procurado, o Ministério da Economia não se pronunciou sobre o problema no site até a última atualização desta reportagem.

A queda teria acontecido por volta das 17h30. Por volta das 19h, a reportagem acessou o domínio e contatou que "Não é possível acessar esse site". Já pelas 19h30, a informação era de "Sistema em manutenção".

Escola Virtual fora do ar por volta das 19h.

Foto: g1

Ainda de acordo com a Agência, o grupo teria deixado uma mensagem na página inicial do site com xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e pedindo um pagamento de resgate pelos dados.

"Olá. Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews) de merda. Seguindo a filosofia da Lapsus, um emaranhado de servidores foram enviados para nosso cemitério de 'dados mortos. A solução ágil é o pagamento do resgate", dizia a mensagem.

Veja no JN: ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde impede acesso ao ConecteSUS

Ataque aos dados do Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

A queda dos sistemas do SUS teve reflexos pelo país: em Salvador, onde o comprovante começou a ser exigido na rodoviária, passageiros não conseguiram embarcar. No Piauí, houve filas para a vacinação.

No Acre, quem perdeu o comprovante em papel não consegue tomar a 2ª dose ou a dose de reforço; o mesmo aconteceu no Oeste de Santa Catarina. O governo do Tocantins diz que não consegue notificar casos e mortes de Covid.

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os dados da população "não serão perdidos".