5 novidades de Ori and The Will of the Wisps

5 novidades de Ori and The Will of the Wisps

*Direto de São Francisco, Estados Unidos

Ori and the Will of the Wisps é a continuação da saga que começou lá em 2015. O metroidvânia trouxe algumas novidades para o gênero e conta com várias mudanças neste segundo game. O Canaltech teve o privilégio de ser o único veículo do Brasil a jogar pouco mais de 3 horas do game antecipadamente e lista aqui 5 grandes novidades do título.

Leia também: Preview | Ori and the Will of the Wisps muda completamente, e para melhor

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

1. Ori mais ativo

Uma das principais modificações deste novo game é que o nosso protagonista agora possui armas. Se em Ori and the Blind Forest, era o espírito da floresta que atacava os inimigos, agora o personagem tem suas próprias armas, como espadas e arco-e-flecha.

Habilidades novas fazem de Ori um personagem muito mais ágil (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

De cara, isso faz o personagem muito mais ágil e empoderado. No primeiro game, era comum que se mantivesse certa distância dos adversários para combatê-los. Em Will of the Wisps, não; a ideia é que você realmente vá para cima com tudo.

2. Carrossel de habilidades

Este e o primeiro ponto estão, de certa forma, interligados. Ori tem muito mais habilidades que tinha no primeiro game da série. Para ter botão para tudo isso no controle, o Moon Studios, desenvolvedor do jogo, adicionou um carrossel de fácil acesso.

Assim, é possível designar 3 habilidades diferentes para os botões Y, X e A no controle, permitindo também ao jogador escolher o posicionamento que preferir para cada uma das habilidades.

Mudança dá acesso fácil à todas habilidade de Ori (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

3. Mapa mais recheado

Ori and the Will of the Wisps é um game muito maior que sua primeira versão. De acordo com os desenvolvedores, é possível colocar toda a área de Blind Forest em apenas uma secção deste novo título. Seu mapa é pelo menos três vezes maior que o do game original.

Mapas incluem fases abaixo d'água (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Por conta disso, ele também é mais completo. Agora, há outros animais vivendo na floresta e que trocam informações com Ori. Em uma área aberta do game, há inclusive uma vila em construção com vários outros personagens que vendem itens, habilidades e oferecem missões secundárias.

Leia mais: Entrevista | Ori and the Will of the Wisps será 3 vezes maior que o primeiro

4. Mecânica de save

Uma das características mais icônicas do primeiro jogo era a possibilidade de criar um checkpoint em qualquer lugar, gastando um ponto de espírito para isso. A função dava um dinamismo bem especial para Ori, mas não está nesta continuação.

Segundo os desenvolvedores, o motivo é que, embora diferente, a mecânica não foi bem aceita pelos jogadores. Como cabia ao usuário sempre salvar o próprio jogo, não era incomum esquecer desse ponto e ter de voltar para um ponto muito distante quando se morria. De acordo com os desenvolvedores, isso gerava uma certa frustração que eles queriam evitar.

Com isso, agora o game cria checkpoints automáticos antes de grandes ameaças.

5. Itens passivos

Uma última nova característica de Ori and the Will of the Wisps são as habilidades que seu personagem pode ter com fragmentos encontrados e comprados. De forma muito semelhante aos pingentes de Hollow Knight, o jogador pode equipar três diferentes de uma lista de dezenas.

Eles oferecem habilidades passivas tais quais um ponto a mais de vida, fazendo com que inimigos derrubem mais dinheiro ou deem mais ataque e defesa a Ori. Como o personagem tem uma mecânica de batalha mais complexa, esse elemento cria uma camada a mais para a aventura, permitindo que você refine sua gameplay.

Ori and the Will of the Wisps chega para Xbox One e PC em 11 de março, já disponível no serviço de assinaturas Game Pass a partir do dia de lançamento.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: