Alunos da rede municipal de ensino de Porto Ferreira recebem kits da BRK com conteúdo de educação ambiental

Elaborado pela concessionária de água e esgoto do município, material do programa "Cuidar Mais" será utilizado no ano letivo de 2022

Alunos da rede municipal de ensino de Porto Ferreira recebem kits da BRK com conteúdo de educação ambiental



Os alunos do quinto ano do ensino fundamental de Porto Ferreira terão uma novidade em sala de aula a partir de 2022. São kits pedagógicos direcionados para atividades de educação ambiental. O material faz parte do programa "Cuidar Mais", desenvolvido pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Cerca de 580 kits serão distribuídos aos estudantes no início do próximo ano letivo. Cada um é composto por um livro de atividades, um jogo de quebra-cabeças que apresenta todas as etapas do ciclo da água, o jogo da memória "Vilões do Esgoto", em que as crianças podem interagir com personagens como Bolinha, Mafralda, Juca "Bituca", Bete "Cotonete" e Durval "Fio Dental", símbolos de resíduos que, se descartados incorretamente, causam prejuízos ao sistema de esgoto; além de um DVD explicativo carregado com músicas e vídeos citados no livro de atividades.

"O conteúdo do programa Cuidar Mais tem por objetivo estimular a consciência socioambiental. Com estes kits, elaborados considerando critérios de educação e meio ambiente, buscamos sensibilizar os alunos em fase de aprendizado, transformando conhecimento em prática e promovendo um futuro mais sustentável", informa Thais Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK.

O material de educação ambiental será direcionado aos alunos do quinto ano do ensino fundamental e tem como objetivo expandir o conteúdo programático já trabalhado durante o ano letivo.

A secretária municipal de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha, comenta que o tema saneamento, água e esgoto faz parte do currículo anual, e que os kits de educação ambiental vêm agregar ao trabalho pedagógico desenvolvido no município. "O kit do material didático pode ser usado pelas Unidades Educacionais para trabalhar questões ambientais e sanitárias com os alunos, de forma didática, lúdica e que pode envolver toda a família. Nós agradecemos a BRK pela parceria e pela doação dos materiais, que serão muito bem aproveitados pela nossa rede."

Os kits do programa "Cuidar Mais" foram elaborados pela BRK como forma de manter as atividades de educação ambiental promovidas em Porto Ferreira, mesmo diante das limitações de ações presenciais provocadas pela pandemia da Covid-19.