Poeta ferreirense Beto Bellini é selecionado em três premiações e participa de minidocumentário

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 12-11-2021

Poeta ferreirense Beto Bellini é selecionado em três premiações e participa de minidocumentário

O premiado escritor ferreirense Beto Bellini participou no mês de outubro de três concursos literários e teve suas obras selecionadas em todos eles. Além disso, participou também de um minidocumentário em vídeo, com o amigo e também escritor Eduardo Waack, de Matão, sobre a grande dama da poesia brasileira, Djanira Pio. No prêmio Off Flip de Literatura, Bellini foi selecionado em duas categorias: poesia e conto. A antologia será lançada na Flip - Feira Internacional do Livro de Paraty (RJ).

Já no Prêmio Internacional de Textos Beatniks, da Editora Persona, de Curitiba (PR), teve um texto selecionado e publicado, já em processo de pré-venda.

Em suas redes sociais, o escritor conta que uma perna quebrada no mês de setembro o fez "levantar" para os novos projetos. "Conseguir mudar o sentido de um ditado é coisa quase impossível. Mas como vivemos hoje na medida do impossível, nada mais normal. Pois, em 15 de setembro quebrei as pernas, na verdade foi só a fíbula da perna direita, mas estou em plena recuperação e também chuto com as duas. Essa que seria uma queda, levantou meu eu interior, diria que não só levantou como deu as asas de Mercúrio neste outubro e pude voar mesmo com muleta. Em um mês mágico, depois de anos, participei de 3 concursos literários e revi muitas pessoas ligadas ao ofício não fácil da escrita. E para meu espanto, ou encanto e alegria fui selecionado nos 3 dos 3 prêmios inscritos. E assim contrariando velhos ditados, a perna quebrada levantou-me", escreveu.

O minidocumentário sobre Djanira Pio foi gravado em Porto Ferreira no último dia 31 de outubro, Dia Nacional da Poesia, no coreto da praça Cornélio Procópio (central) e no Anfiteatro Isaltino Casemiro. Beto Bellini recebeu o amigo Eduardo Waack, de Matão. Ambos conheceram a escritora em Santa Rita do Passa Quatro, em 1997, durante a cerimônia de premiação do Concurso Nacional de Poesias Zequinha de Abreu, promovido pela Academia Santarritense de Letras.

"Já nos correspondíamos há alguns anos e eu publicava seus textos no jornal O Boêmio, mas sua presença radiante e a confirmação daquela amizade foi a maior das honrarias que tive na ocasião. Desde então ela está presente em nossa existência, sempre atenta, como uma irmã querida. Silenciosa, solidária, delicada e inspirada, Djanira produz uma literatura extremamente concisa e lírica, por vezes triste ou desesperada, resgatando suas origens paulistas e a presença feminina em nosso país", escreveu na descrição do vídeo no YouTube.

"Este documentário surgiu a partir de diálogos com o escritor Beto Bellini, também presente naquela noite mágica na terra do compositor Zequinha de Abreu. Juntos fizemos o roteiro e a pesquisa necessária à sua realização. Como homenagem à musa de todos nós, registramos com simplicidade um pouco do que Djanira representa para a cultura e as artes brasileiras", completou.

O documentário traz em sua trilha sonora incidental algumas canções do autor de "Tico-Tico no Fubá", Zequinha de Abreu e pode ser acessado no link:

https://www.youtube.com/watch?v=8S7Es-2U-O0