Mercado de PCs deve encolher em 2020 por conta do Covid-19

Mercado de PCs deve encolher em 2020 por conta do Covid-19

Embora a principal preocupação com o Covid-19 seja a saúde das pessoas, o novo coronavírus também vem afetando vários setores da indústria. Depois de ser pivô de cancelamento de eventos e atrasos em produção, há também expectativa de impacto no mercado de PCs. Segundo análise da Canalys, a projeção é de recuo global entre 3,4% e 8,5% no setor em 2020.

O grupo usa como métrica a remessa de computadores enviados ao varejo. Ou seja, que saíram da fábrica para o estoque de lojistas, mas que ainda não foram necessariamente vendidos.

Neste sentido, a previsão para o primeiro trimestre de 2020 é ainda pior, com redução entre 10,1% a 21,6% na quantidade de remessas. O problema deve se manter ainda para o segundo trimestre, com previsões de queda entre 8,9% e 23,4%. Tais números são calculados levando-se em conta o melhor e pior cenários possíveis.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Com isso, a empresa de análise de mercado chegou ao número de que, na melhor das hipóteses, a remessa de PCs em 2020 deve ser de 382 milhões de unidades, número que representa queda de 3,4% em relação ao ano passado. No cenário mais catastrófico, o número de remesses seria de 362 milhões de computadores, representando redução de 8,5% no comparativo com 2019, quando foram despachados 396 milhões de computadores das fábricas para as lojas.

A estimativa é de que as fábricas voltem à produção total em abril deste ano, sendo que somente no terceiro trimestre é que os números devem voltar a um estado de normalidade.

Isso acontece porque a China é o epicentro do Covid-19 e onde o vírus mais tem impactado a saúde pública. O governo decretou ampliação do feriado do ano novo chinês e também restringiu a movimentação no país. Assim, mesmo com a volta às atividades, muitos funcionários ainda não conseguiram retornar às fábricas, que muitoestão funcionandocom contingente reduzido.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: