Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ciência e Tecnologia

De fraldas e sem banheiro na SpaceX, astronautas retornam de estação espacial após 6 meses em missão


'Não é o ideal, mas estamos preparados para lidar com isso', disse a astronauta Megan McArthur. Dois americanos, um francês e um japonês começaram viagem de volta à Terra nesta segunda. Tripulação de voo Nasa-SpaceX inicia viagem de retorno à Terra

Após quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), quatro astronautas — dois americanos, um francês e um japonês — retornaram à Terra nesta segunda-feira (8). Eles estavam trabalhando na missão Crew-2, que realizou centenas de experimentos e melhorou os paneis solares do laboratório.

Os quatro viajaram na cápsula Dragon da SpaceX, batizada de "Endeavour", que se separou da ISS às 16h05, no horário de Brasília. A agência espacial americana (Nasa) transmitiu todo o processo ao vivo em suas redes sociais.

"Fazendo as malas de última hora e me preparando para partir da ISS", tuitou o japonês Akihiko Hoshide. "Foram mais de seis meses divertidos, um prazer e uma honra trabalhar com todas essas pessoas incríveis de diferentes partes do mundo, dentro e fora do planeta".

Entre as atividades dos astronautas durante os meses na ISS, estava a documentação da superfície da Terra para registrar mudanças ocasionados pelo homem e por eventos naturais, o cultivo de pimentas e o estudo sobre algumas larvas para entender a saúde humana no espaço.

O retorno da equipe, no entanto, deveria ter ocorrido neste domingo (7), mas precisou ser adiado devido às condições meteorológicas.

Novo grupo a caminho

O mal tempo e o que a Nasa considerou um "assunto médico menor" também provocaram o adiamento do lançamento de um novo grupo de astronautas, o da missão Crew-3. A decolagem deverá acontecer nesta quarta-feira (10). A SpaceX transporta astronautas para a ISS desde 2020.

"Enquanto nos preparamos para partir, há uma sensação agridoce, de que poderíamos não voltar a ver nunca a ISS", disse o francês Thomas Pesquet, em uma coletiva de imprensa neste último fim de semana antes de retornar à Terra.

Último desafio

Antes de chegar em casa, os quatro astronautas enfrentam um último desafio: precisarão usar fraldas durante a viagem, já que foi detectado um problema no sistema de manejo de dejetos da cápsula.

Além disso, eles estão sem acesso a um banheiro desde o fechamento das comportas, às 14h40, e terão que permanecer assim por cerca de 10 horas, até que cheguem à Terra.

"Certamente não é o ideal, mas estamos preparados para lidar com isso", disse a astronauta da Nasa, Megan McArthur. "Os voos espaciais estão repletos de desafios, este é apenas mais um com o qual nos deparamos e temos que lidar nessa missão".

Astronautas na Estação Espacial Internacional

ESA/NASA–T. Pesquet

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!