Vazamento de banheiro na SpaceX vai obrigar astronautas a usarem fraldas

Vazamento de banheiro na SpaceX vai obrigar astronautas a usarem fraldas
Tripulação que está na estação espacial embarca em uma jornada de 20 horas para voltar para casa. Astronautas na Estação Espacial Internacional

ESA/NASA–T. Pesquet

As viagens espaciais estão virando rotina na vida dos bilionários Jeff Bezoz e Elon Musk e geralmente são cercadas de tecnologia de ponta, mas um vazamento no banheiro da SpaceX, de Musk, vai obrigar os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional a usarem fraldas na viagem para casa.

Leia também

'Treta' de bilionários: Elon Musk ironiza post de Jeff Bezos e envia emoji de medalha de segundo lugar

SpaceX, de Elon Musk, decola para 1º voo orbital com civis no espaço

Megan McArthur, que faz parte da tripulação, disse em uma coletiva de imprensa neste sábado (6) que as condições são subótimas. Ela porém afirmou estar confiante no sucesso da missão. "Estamos preparados para superar isso. A viagem espacial é cheia de pequenos desafios e esse é mais um deles", disse.

O mesmo problema adiou a decolagem que levaria nova equipe de astronautas à estação espacial. Além disso, questões climáticas também atrapalharam a nova missão.

Tripulação da cápsula Crew Dragon entra na Estação Espacial

A equipe está há 6 meses na estação espacial e embarca neste domingo em uma jornada de 20 horas de volta para a Terra. O plano inicial é que a tripulação aguardasse a chegada de novos astronautas, mas o encontro não vai acontecer. Shane Kimbrough explicou que a troca de experiências ajuda na rotina da vida no espaço, mas que tecnicamente não existirá obstáculos para os colegas que devem chegar em breve.

Space-X e Nasa mandam quatro astronautas para estação espacial

A Nasa fez parcerias com a SpaceX e com a Boeing para transportar equipe para a estação espacial (em 2011, a agência espacial dos EUA aposentou sua frota e, nos anos seguintes, os americanos pegavam caronas em cápsulas espaciais russas).

A Boeing ainda não fez nenhum lançamento —a empresa está com problemas em válvulas.