Goleiro ferreirense vai completar 3 meses em universidade dos Estados Unidos

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 29-10-2021

Goleiro ferreirense vai completar 3 meses em universidade dos Estados Unidos

O atleta ferreirense Marco Aurélio Aona Júnior completará, no próximo dia 7 de novembro, 3 meses de estadia na Concord University, localizada na pequena cidade de Athens (menos de 2 mil habitantes), no estado da Virginia Ocidental, no condado de Mercer, nos Estados Unidos.

Júnior, que atua desde a infância como goleiro de futebol – o "soccer" para os norte-americanos –, conseguiu uma bolsa de estudos que banca boa parte de seu curso de Fisioterapia na universidade e lhe permite treinar e integrar a equipe local.

Para chegar até lá, Júnior estudou inglês e treinou muito desde muito pequeno, buscou informações e encaminhou e-mails para diversas instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Após várias propostas, recebeu esta, em que a universidade está credenciada numa das principais conferencias dos EUA, a National Collegiate Athletic Association - NCAA , que é antecessora à divisão principal, a Major League Soccer – MLS, e ofereceu a bolsa acadêmica e esportiva.

Filho de Denise e Marco Aurélio Aona, e tendo como irmão mais novo Juan, a família disse ao Jornal do Porto que ele está aos poucos se adaptando e "se soltando" no novo território. "Na primeira semana foi de difícil adaptação, pois é muito tímido, mas agora está tudo fluindo melhor", comentou o pai Marco.

A Concord University possui equipes em várias modalidades, além do futebol, como o próprio futebol americano, basquete, beisebol, atletismo e até golfe, tanto para homens como mulheres.

No site oficial dos "Lions" (leões), como são chamados os jogadores dos times, Júnior aparece em fotos e com estatísticas sobre suas participações em jogos até agora. Ele chegou como terceiro goleiro e neste pouco tempo já disputa a posição com o titular e capitão da equipe. O time está em processo de reformulação e possui somente uma vitória nesta temporada, mas isso pouco importa no momento, e sim a adaptação e formação para o goleiro ferreirense em solo americano.