Ex-produtor de cinema Harvey Weinstein passa mal e é internado após ser condenado por ataque sexual e estupro

Ex-produtor de cinema Harvey Weinstein passa mal e é internado após ser condenado por ataque sexual e estupro

Ele era acusado de cinco crimes diferentes: foi inocentado em três e condenado em dois. Sentença sairá em março. Harvey Weinstein chega a uma corte de Manhattan para ouvir a decisão do júri, em 24 de fevereiro de 2020

Eduardo Munoz/Reuters

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado por ataque sexual e estupro por um júri em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (24).

A sentença deve ser anunciada apenas em março, mas o ex-produtor irá aguardá-la na prisão. Ele pode receber uma pena máxima de 25 anos.

Weinstein, no entanto, não foi para a prisão de Rikers Island. Hora após ser condenado, ele passou mal e foi levado ao Hospital Bellevue, em Nova York, com palpitações cardíacas e hipertensão arterial, informou sua advogada, Donna Rotunno, à imprensa local.

Justiça de NY condena ex-produtor Harvey Weinstein por crimes sexuais

O ex-produtor, de 67 anos, foi condenado por ter atacado sexualmente a ex-assistente de produção Mimi Haleyi (veja detalhes abaixo) e estuprado Jessica Mann, que foi aspirante a atriz. Ele alega inocência nos dois casos.

Weinstein era acusado de cinco crimes, e foi considerado inocente em três deles, incluindo o mais grave, de ataque sexual predatório – se tivesse sido condenado por esta acusação, poderia ser enviado para a cadeia para o resto da vida.

Os jurados do caso de abuso sexual de Weinstein - sete homens e cinco mulheres - chegaram a um veredito depois de cinco dias de deliberações.

Mimi Haleyi , uma das vítimas de Harvey Weinstein, no dia em que prestou depoimento, 17 de janeiro de 2020

Gabriela Bhaskar/Reuters

As acusações e o julgamento de Harvey Weinstein se tornaram um dos casos mais emblemáticos do movimento Me Too, que inspirou mulheres a tornar públicos os casos de abuso sexual contra homens poderosos.

Nesta segunda-feira, Weinstein tomou café da manhã em um hotel no centro da cidade. Ele chegou ao tribunal usando um andador, e aparentava estar de bom humor. O réu cumprimentou os jornalistas no hall de entrada e até parou para fotos.

Começa o julgamento de Harvey Weinstein, acusado de vários abusos sexuais

Crime em 2006

Mimi Haleyi, uma das mulheres que acusam Weinstein, disse que o ex-produtor de Hollywood fez sexo oral à força com ela na casa dele em Nova York em 2006.

Haleyi, agora com 42 anos, disse que Weinstein a convidou para sua casa no SoHo depois que ela trabalhou em uma de suas produções televisivas.

"Em algum momento, logo que o encontrei lá, ele meio que veio em minha direção e se lançou contra mim", disse ela. "Levantei-me do sofá e disse: 'Não, não, não.'"

Haleyi disse que Weinstein a empurrou para um quarto, onde caiu de costas na cama. Lá, ele a segurou e forçou sexo oral nela.

Ela afirmou que disse a Weinstein que tinha um absorvente interno, mas que ele o retirou.

Haleyi disse que se lembrava de pouco do que ocorreu depois disso.

Os advogados de Weinstein disseram que mensagens das acusadoras mostrariam que elas mantiveram relações calorosas com ele após os alegados abusos.

Mesmo padrão dos anos 1990

A atriz Annabella Sciorra depôs que o ex-magnata de Hollywood a abusou violentamente em seu apartamento em Manhattan no início dos anos 1990.

Embora a alegação de Sciorra seja muito antiga para fundamentar outra acusação de estupro contra Weinstein, os promotores esperam que isso mostre que ele é um predador sexual habitual -- uma acusação que poderia colocá-lo na prisão por toda a vida.

Desde 2017, mais de 80 mulheres, incluindo muitas atrizes famosas, acusaram Weinstein de má conduta sexual.

Weinstein reformulou a indústria cinematográfica independente com filmes aclamados pela crítica, como "O Paciente Inglês" e "Shakespeare Apaixonado". Ele nega as acusações e disse que qualquer encontro sexual era consensual.

Jessica Mann, uma das vítimas de Harvey Weinstein, no dia 4 de fevereiro de 2020

Jeenah Moon/Reuters