Operação da Anatel apreende quase 10 mil aparelhos irregulares em centros de distribuição do Mercado Livre

Operação da Anatel apreende quase 10 mil aparelhos irregulares em centros de distribuição do Mercado Livre
Empresa colaborou com a investigaĆ§Ć£o, segundo a Anatel. Valor estimado dos produtos é de R$ 1,2 milhĆ£o. Produtos de telecomunicaĆ§Ć£o irregulares apreendidos pela Anatel em centro de distribuiĆ§Ć£o do Mercado Livre.

Anatel/DivulgaĆ§Ć£o

Uma operaĆ§Ć£o de fiscalizaĆ§Ć£o da Agência Nacional de TelecomunicaƧƵes (Anatel) apreendeu 9,8 mil aparelhos de telecomunicaĆ§Ć£o em centros de distribuiĆ§Ć£o da plataforma de vendas online Mercado Livre. O valor total dos produtos é estimado em R$ 1,2 milhĆ£o.

Após denúncias de fabricantes oficiais, foram identificados vĆ”rios tipos de aparelhos irregulares, como carregadores de celulares, baterias, TV boxes, fones de ouvido, relógios, cĆ¢meras sem fio, roteadores e microfones sem fio.

Os agentes da Anatel estiveram, entre segunda-feira (18) e sexta-feira (22), em sete centros da empresa na capital paulista e em outras cinco cidades do estado: Barueri, Cajamar, Campinas, Guarulhos e Louveira.

A fiscalizaĆ§Ć£o integra o Plano de AĆ§Ć£o de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel. De acordo com a agência, 2 milhƵes de produtos irregulares foram retirados do mercado em 2021.

“Essa aĆ§Ć£o de fiscalizaĆ§Ć£o foi um importante avanƧo no que tange ao combate à pirataria. Empresas como o Mercado Livre trazem ao cidadĆ£o a sensaĆ§Ć£o de regularidade em relaĆ§Ć£o aos produtos vendidos em suas plataformas e é importante que essa confianƧa seja confirmada na prĆ”tica”, disse o superintendente de fiscalizaĆ§Ć£o da Anatel, Wilson Diniz Wellisch.

Wellisch afirmou ainda que a empresa colaborou com os agentes.

“É importante destacar a cooperaĆ§Ć£o das equipes do 'Mercado Livre' na identificaĆ§Ć£o dos produtos em seus Centros de DistribuiĆ§Ć£o. A empresa demonstrou uma postura proativa no sentido de auxiliar os agentes de fiscalizaĆ§Ć£o. Além disso, no curso da aĆ§Ć£o de fiscalizaĆ§Ć£o, os representantes do Marketplace procuraram a Anatel para adesĆ£o à estratégia de construĆ§Ć£o de aƧƵes para prevenĆ§Ć£o da publicaĆ§Ć£o dos anúncios de produtos ou equipamentos irregulares em sua plataforma.”

Anatal lacra produtos irregulares em centro de distribuiĆ§Ć£o do Mercado Livre.

DivulgaĆ§Ć£o/Anatel

Alerta para consumidores

A Anatel alerta os consumidores a verificarem, no momento da compra, se o produto possui código de homologaĆ§Ć£o e se o fornecedor ou vendedor possui autorizaĆ§Ć£o no país.

Os códigos podem ser checados no site da agência reguladora.

Segundo a Anatel, a homologaĆ§Ć£o garante ao consumidor que a qualidade e a seguranƧa dos equipamentos estejam de acordo com a regulamentaĆ§Ć£o brasileira. Ao adquirir um produto para telecomunicaĆ§Ć£o nĆ£o homologado, o consumidor nĆ£o tem a garantia de assistência técnica em caso de defeito nem a garantia de que aquele equipamento nĆ£o ocasionarĆ” acidente doméstico.

Para o consumidor que jĆ” adquiriu um produto irregular, recomenda-se a devoluĆ§Ć£o ou troca do produto com o vendedor. Caso nĆ£o consiga, deve entrar em contato com os órgĆ£os de defesa ao consumidor e registrar uma denúncia na Anatel nos canais de comunicaĆ§Ć£o.

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e RegiĆ£o Metropolitana