Obras da ponte do Santa Rosa e anel viário serão entregues na manhã do próximo dia 24

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 15-10-2021

Obras da ponte do Santa Rosa e anel viário serão entregues na manhã do próximo dia 24

A reportagem do Jornal do Porto apurou junto ao Gabinete do prefeito Rômulo Rippa que a cerimônia de entrega oficial das obras da nova ponte sobre o córrego Santa Rosa e anel viário estão confirmadas para a manhã do próximo dia 24 de outubro (domingo).

Havia esta semana uma expectativa sobre a confirmação da data. Na live que o prefeito promoveu em suas redes sociais no final da tarde de quarta-feira (13) ainda não era certa a data da solenidade, embora ele tenha dito que a vontade de todos era entregar no dia 24.

A reportagem do JP confirmou ontem com o Gabinete a cerimônia que terá início às 8h30. Uma hora depois, às 9h30, será realizado o projeto Mil Árvores em Um Minuto, que pretende plantar mil espécies no passeio e nas várzeas do córrego Santa Rosa, com ajuda da população interessada. Esta ação faz parte da compensação ambiental que o município tem de cumprir devido às obras.

Para a cerimônia devem ser instaladas algumas tendas para amenizar o sol ou em caso de chuva. Diversas autoridades serão convidadas e o evento será aberto ao público.

Nos últimos dias a empresa responsável deu continuidade aos serviços, acertando os últimos detalhes. A empresa responsável pela iluminação instalou postes, luminárias e lâmpadas no trajeto.

Também foram terminadas as defensas metálicas, passeio público, pavimentação e deram início à limpeza de todo terreno que circunda as novas vias públicas.

A ponte tem oito vigas de mais de 20 metros de comprimento, que darão sustentação às faixas de rolamento. A largura da ponte será suficiente para abrigar as quatro pistas de rolagem, mais calçadas e ciclofaixa.

A nova ponte vai possibilitar fazer as ligações entre as regiões Leste e Sudeste/Central de forma muito mais rápida.

No lado Leste a ponte vai ser ligada ao Jardim Santa Luzia, pela avenida Alberto Suzigan. Do outro lado o novo acesso vai fazer a ligação com a avenida Mariano Procópio.

São cerca de 6 quilômetros que serão economizados de uma cabeceira da ponte à outra. Os recursos fazem parte do pacote de R$ 26 milhões do financiamento aprovado junto à Caixa Econômica Federal em 2019, aprovado pela Câmara Municipal.