Como evitar engarrafamentos em São Paulo durante o Carnaval

Por Redação JP em 24/02/2020 às 19:18:16

Vai dirigir durante o Carnaval de São Paulo? Com a cidade ocupada pelos blocos de rua, muitas vias serão interditadas para a passagem dos trios e baterias. Isso gera trânsito, engarrafamentos e cria um problema para motoristas que não estarão no meio da folia.

Para essa situação, aplicativos de rotas como Google Maps e Waze podem ajudar a desviar das ruas bloqueadas e evitar congestionamento em algumas regiões. Os dois apps possuem conteúdos especiais para a programação de carnaval, ajudando foliões que procuram por blocos e motoristas que precisam planejar trajetos. Saiba como escapar do trânsito:

Como evitar engarrafamentos no Carnaval com o Google Maps

O aplicativo de rotas da Google possui uma programação especial para o Carnaval. Os principais blocos de rua em São Paulo são registrados e seus trajetos são traçados com uma faixa colorida no mapa, acompanhados dos horários de início e término. Além de auxiliar os foliões, possui recursos que auxiliam os motoristas.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Usuários podem atualizar informações sobre vias interditadas no Carnaval (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Junto ao trajeto dos blocos, o Maps sinaliza quais são as ruas que estão bloqueadas. Portanto, ao buscar uma rota que passe por uma dessas regiões, o aplicativo automaticamente reprogramará para que evite essas vias.

Google Maps informa trajeto dos blocos, horário de início e vias interditadas (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Uma dica para quem vai dirigir é prestar atenção nos horários de cada bloco. Durante os desfiles, a possibilidade de congestionamento nos arredores é maior, além de conter um grande fluxo de pessoas. Se possível, é preferível deslocar-se antes que os blocos comecem.

O Google Maps pode ser baixado gratuitamente na Play Store e na App Store.

Como evitar engarrafamentos no Carnaval com o Waze

O aplicativo Waze é outra opção para quem quer planejar suas rotas durante o feriado. Usuários cadastrados recebem alertas de trânsito configurados conforme a programação dos blocos de rua. Ao pesquisar por uma rota, o app fará a consulta já considerando os desvios.

Exemplo de alerta do Waze durante blocos de Carnaval (Foto: Reprodução/André Magalhães)

De uma forma similar ao Google Maps, o aplicativo de rotas notifica com antecedência e ainda oferece todo o trajeto. O Waze também é gratuito e disponível para download para Android e iOS na Google Play Store e App Store.

Vai usar o seu automóvel em São Paulo no Carnaval? Comente abaixo!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Cavaliani

Comentários