Nossa Senhora Aparecida: entenda mais sobre o feriado de 12 de outubro

Publicada no JORNAL DO PORTO dia 8-10-2021

Nossa Senhora Aparecida: entenda mais sobre o feriado de 12 de outubro

Conhecido e festejado por muitos como Dia das Crianças, o feriado do dia 12 de outubro, na verdade, tem caráter religioso, em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada por católicos. Mas você sabe por que o país celebra a santa?

A imagem da santa foi encontrada em 1717 por pescadores no rio Paraíba, no Estado de São Paulo: Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves. Pela história, os homens tentavam fisgar peixes, mas sem sucesso. Depois de horas de tentativas, ao puxarem a rede de pesca, içaram a imagem da santa, só que sem a cabeça. Os pescadores então, jogaram a rede novamente, trazendo a cabeça que faltava. O relato de fé conta que a partir desse momento as redes ficaram cheias de peixe.

Após limpar a imagem, os pescadores perceberam que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição e a cor escura era devido ao contato com a lama do fundo do rio. A partir desse momento a santa foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que passou a ser devotada e mais tarde seria consagrada padroeira do Brasil.

Em 1954, o papa Pio XII tornou a data comemorativa a Nossa Senhora Aparecida, mesmo dia em que foi encontrada no rio. O feriado em si foi decretado em 1980, com a publicação do decreto do general-presidente da República do país, João Batista Figueiredo.

Em Porto Ferreira, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Dr. Adhemar de Barros, na Vila Maria, foi fundada em 1992. Até então, o município contava apenas com a Paróquia de São Sebastião. Hoje, a cidade conta ainda com outras duas paróquias: Nossa Senhora da Assunção (Vila Sybilla) e Nossa Senhora Rosa Mística (Vila Real), além de várias comunidades nos bairros e pastorais.

O dia das crianças, no entanto, é ainda mais antigo que o feriado. Com idealização em 1920, a data passou a ser comemorada em 1960 quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar as vendas. Desde então a data registra grande movimentação no comércio infantil.