Google diz que Microsoft Edge não é seguro, mas não conta o motivo

Google diz que Microsoft Edge não é seguro, mas não conta o motivo

Mensagens de recomendação do Google começaram a aparecer para usuários do navegador Edge, da Microsoft, com a gigante de Mountain View dizendo que o browser da concorrente não é seguro e que o usuário se beneficiaria de maior confiabilidade se utilizasse o Chrome, sugerindo a troca de software para o internauta.

Ainda não está claro o que leva a mensagem a aparecer, mas o Windows Latest especula que ela vem sempre que um endereço (URL) possui algum indicativo de que você está acessando a página pelo Edge. Por ora, porém, a exibição da página parece meio aleatória.

“O Google recomenda fazer o download do Chrome para a utilização segura de documentos”, diz a mensagem (Imagem: Reprodução/Phone Arena)

Tanto o Microsoft Edge como o Google Chrome são baseados no mesmo motor, a engine chamada Chromium. Entretanto, a organização por trás dessa engine reconhece apenas o navegador do Google como aquele com seu suporte oficial.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Geralmente, o Google não faz nenhum tipo de alusão — para o bem ou para o mal — para outros navegadores com base na engine Chromium. Prova disso é a política da boa vizinhança praticada pela empresa com outros browsers do tipo, como Vivaldi, Brave, Opera, Blisk ou Colibri. Não se sabe o que levou, porém, a empresa a dispor desse ataque à sua maior concorrente no ramo dos navegadores — o mesmo alerta não aparece em outros navegadores.

Ademais, o Google diz que o Edge não é seguro, mas não diz "porque" ele não é seguro, falhando em estipular o motivo. Dado o conteúdo da mensagem, pode-se especular que isso tenha a ver com as extensões de cada navegador — ainda que sirvam à mesma engine, o Chrome e o Edge podem ter extensões diferentes: tudo depende da preferência do desenvolvedor.

Mas até que alguma das duas empresas se manifeste, isso segue como especulação.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: