Embraer recebe encomenda de 'carros voadores' feita por empresa brasileira de compartilhamento de aeronaves

Embraer recebe encomenda de 'carros voadores' feita por empresa brasileira de compartilhamento de aeronaves
O pedido, que prevê até 100 unidades, foi feito pela Avantto, uma empresa brasileira de compartilhamento de aeronaves. As entregas estão programadas para começar em 2026; leia mais sobre esse tipo de veículo. Conceito do eVTOL da Embraer que poderá tornar realidade uma nova era de mobilidade.

Divulgação

A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, recebeu uma encomenda para entregar até 100 unidades do eVTOL (veículo conhecido como "carro voador"), informou neste domingo (3) a assessoria de imprensa da companhia.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O pedido partiu da Avantto, uma empresa brasileira de compartilhamento de aeronaves. As entregas estão programadas para começar em 2026. A frota da Avantto já conta com diversos tipos de aeronaves, incluindo os jatos executivos Phenom 300 e Phenom 100, da própria Embraer.

LEIA TAMBÉM:

'Carro voador': o que é o veículo que Embraer, Gol e Azul querem nos céus do Brasil

O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) é uma aeronave que lembra um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar. Veja, no infográfico ao fim desta reportagem, as diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico.

O despacho da Avantto foi noticiado na edição deste domingo do jornal "O Estado de S.Paulo", que citou como fonte o presidente-executivo da Avantto, Rogério Andrade. Nem a publicação nem a assessoria de imprensa da empresa citaram o valor ao pedido.

Este foi o maior pedido já recebido pela Eve Urban Air Mobility de um cliente no Brasil. Foi a segunda vez em menos de um mês que a empresa anunciou uma grande encomenda de eVTOL.

Em 23 de setembro, a Eve Urban Air Mobility anunciou o grupo de locadores Bristow encomendou até 100 eVTOLS, com entregas também previstas para começar em 2026.

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico

Daniel Ivanaskas/Arte g1

VÍDEOS: os mais vistos da semana