Cachoeira de Emas aberta na Primavera: conheça o cerrado, um dos maiores biomas de Cachoeira de Emas

A sua área para gastronomia é estruturada com vários restaurantes 24h, quiosques e barracas

Cachoeira de Emas aberta na Primavera: conheça o cerrado, um dos maiores biomas de Cachoeira de Emas

Do latim "primo vere" (no começo do verão), a Primavera começa às 16h21 de quarta-feira, dia 22 de setembro de 2021, e vai até o dia 21 de dezembro, com a chegada do Verão a partir das 13 horas. É a estação mais florida do ano e o período em que as características da flora mais se destacam. Uma ótima oportunidade de vivenciar roteiros turísticos próximos à natureza e das belezas exuberantes do interior de São Paulo.

E é em Cachoeira de Emas, distrito de Pirassununga, a 200 quilômetros da capital paulista, que a Primavera nos presenteia com a florística única encontrada na região do Cerrado de Emas (veja fotos da flora e fauna: Cerrado De Emas Pirassununga | Facebook. Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado.

Aliás, o distrito de Cachoeira de Emas é um ponto gastronômico de reconhecimento pela especialidade de pratos à base de peixes. Os restaurantes e estabelecimentos já estão abertos e recebendo o público, conforme as recomendações sanitárias e o uso de máscaras, adotados pelos estabelecimentos que seguem a legislação. Um ponto de encontro e ótima opção para quem deseja apreciar as belezas da mata nativa e a imponência do Rio Mogi Guaçu.

cachoeira de emas foto de felippeLocalizado às margens da Rodovia SSP-201, entre Pirassununga e Cachoeira de Emas, a área fica ao lado do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que também abriga um santuário de espécies do Cerrado e a Fazenda da Aeronáutica, ao lado do distrito de Cachoeira de Emas e que integra a base militar da Força Aérea Brasileira (FAB), um local que hospeda uma espécie de Jequitibá Rosa milenar.

Opções é o que não faltam para o turista que deseja curtir locais com muito verde e próximo de um dos maiores rios, o Rio Mogi Guaçu, que corta a região de Pirassununga. Um destino certo para quem deseja unir um roteiro turístico diversificado, com vivências gastronômicas e sensoriais, prática de esportes em meio à natureza, locais históricos e abertos à visitação e centros culturais.

Conhecida por ser a Terra da Cachaça, Pirassununga é a cidade da 51 e da 21, maiores fabricas de cachaça do pais. Muitas famílias da cidade iniciaram há varias gerações atrás a produção da cachaça artesanal. La está o Alambique Sapucaia, que funciona desde 1933 e é o local certo para uma visita. Localizado em uma região privilegiada, com área para descanso, com mesas e bancos para receber turistas, é possível ter uma experiência enriquecedora de voltar no tempo dos alambiques de cobre, quando a produção era totalmente artesanal.

Conheça mais dicas de roteiros turísticos para visitar e desfrutar a chegada da Primavera, além de conhecer mais sobre a história do interior do Estado de São Paulo:

Cerrado de Emas: o mais rico patrimônio da natureza

De relevância nacional, além da beleza florística que o Cerrado de Emas oferece ao turista que visita ocachoeira de emas foto materia cerrado primavera 1 distrito de Cachoeira de Emas, a região faz parte dos primeiros estudos sobre "Transpiração de Plantas e Profundidade de Raízes do Cerrado", publicados nos anos de 1940, onde foram realizados no Cerrado de Emas pelo botânico e professor Guimarães Ferri.

Um valor histórico imenso, sem contar a diversidade de fauna e flora exuberantes e diversa que pode abrigar também o Cerradão, com espécies de árvores um pouco maiores por mesclar com parte de Mata Atlântica que margeia o Rio Mogi Guaçu.

Fazenda da Aeronáutica

A Fazenda da Aeronáutica fica ao lado do distrito de Cachoeira de Emas e integra a base militar da Força Aérea Brasileira (FAB), um local que abriga, entre outras coisas, uma espécie de Jequitibá Rosa milenar. A Fazenda também hospeda áreas de preservação e locais como a ponte de ferro centenária, além de preservar um Jequitibá Rosa, com idade aproximada de 1.700 anos. No interior da Fazenda da Aeronáutica há, ainda, os resquícios históricos da antiga Estação de Emas, responsável pela origem do distrito de Cachoeira de Emas e pelo transporte de cargas, após ser construída pela Cia Paulista de Estradas de Ferro.

Academia da Força Aérea (AFA)

O "Ninho das Águias Brasileiras", o honroso título que Pirassununga recebeu por ser a escola de formação de pilotos militares da Academia da Força Aérea (AFA), uma das três melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo. Além disso, a base militar da Força Aérea Brasileira (FAB) é a sede do EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea – a Esquadrilha da Fumaça, que figura entre os mais importantes do gênero no mundo. Prova da notoriedade que o lugar desponta e local de muito prestígio, é a realização O Domingo Aéreo oferece uma programação intensa de pousos e decolagens de aeronaves militares e civis.

Alambique Sapucaia

O Alambique Sapucaia funciona desde 1933 e está localizado em uma região privilegiada, com área paraalambique sapucaia jan17 (1) descanso, com mesas e bancos para receber turistas. Uma experiência enriquecedora de voltar no tempo dos alambiques de cobre, quando a produção era totalmente artesanal.

Conheça a história da Destilaria Sapucaia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TvoziHuJCJM

O turista poderá, inclusive, aproveitar para conhecer todas as etapas de fabricação da bebida, contato direto e aprender sobre a colheita da cana – no Alambique Sapucaia, a plantação fica bem do ladinho da destilação. Para quem aprecia a degustar a bebida, tem a oportunidade de conhecer a produção de cachaças premium, além das criações de rum, licores e gins premiados, como é o caso do Gin Butterfly Sapucaia, destaque entre os 10 melhores Gins Nacionais pela Forbes Brasil. (Leia matéria aqui).

Além disso, o turista pode aproveitar também o APP Rota dos Alambiques, lançado no final de agosto de 2021 pela Prefeitura do Município de Pirassununga. A Sapucaia é um dos destaques da rota e o APP pode ser baixado gratuitamente para qualquer celular.

Cachoeira de Emas

Cachoeira de Emas está localizada a 9 quilômetros de Pirassununga e possui restaurantes especializados em pratos a base de peixes e oferece passeios de barco, pescarias, quiosques e centro comercial para compras. Além disso, é o local para a gastronomia e ponto de lazer para banhistas e pode ser considerada a praia do centro-oeste paulista. Todos os estabelecimentos já estão operando e recebendo o público, respeitando as legislações sanitárias e o uso de máscaras.

A via de acesso é a Rodovia Euberto Nemésio Pereira de Godoy (SP-215). A sua área para gastronomia é estruturada com vários restaurantes 24h, quiosques e barracas. Cada restaurante procura se diferenciar e atender o paladar do turista e visitante. Tem como pratos de maior destaque o rodízio de peixes, e peixadas a la carte.

Além disso, é local da unidade geradora de energia elétrica, fundada em 1918, pela SA Central Elétrica Rio Claro. Abriga máquinas e equipamentos americanos, na época 1819, sendo uma das únicas no Brasil feitas de modo ecologicamente correto, com escadarias para não limitar os peixes na época da Piracema.

Campus da USP em Pirassununga – reservas ecológicas e de preservação

O campus "Fernando Costa" é referência nas áreas de veterinária, zootecnia e engenharia de alimentos no Brasil, além de abrigar parte do bioma cerrado e outras reservas ecológicas de preservação ambiental e que podem ser visitadas por turistas e aberta à população. Com mais de 2.200 hectares de área total, a USP em Pirassununga é a maior em área contígua da Universidade. Graças a esse campus, é uma das poucas universidades do mundo com o diferencial de possuir a cadeia produtiva animal completa, desde a fase do nascimento até o abate.

Possui áreas de cultivo, reservas ecológicas, instalações zootécnicas, fábrica de ração, matadouro-escola, lacticínio, culturas anuais e pastagens para rebanhos de bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos, búfalos, coelhos e peixes.

Serviço

Para mais informações dos destinos turísticos e outros lugares para visitar em Pirassununga, conhecer todos os endereços desta matéria, o leitor pode acessar os seguintes links e também as redes sociais para curtir e acompanhar todas as novidades, eventos e notícias.

Cachoeira de Emas

Site oficial: www.cachoeiradeemas.com.br

Facebook: www.facebok.com/cachoeiraemas

Instagram: www.instagram.com/cachoeiradeemas

Roteiro da Cachaça

Site oficial: www.roteirodacachaca.com.br

Facebook: www.facebook.com/roteirodacachaca

Instagram: www.instagram.com/roteirodacachaca

Alambique Sapucaia

Site oficial: www.cachacasapucaia.com.br

Facebook: www.facebook.com/cachacasapucaia

Instagram: www.instagram.com/destilaria_sapucaia

Conheça a história do Alambique Sapucaia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TvoziHuJCJM

Baixe o APP Rota dos Alambiques

qr code roteiro dos alambiques