Operadoras são investigadas pelo governo por citarem oferta de 5G em propagandas

Operadoras são investigadas pelo governo por citarem oferta de 5G em propagandas
Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, abriu processos para apurar se Claro e TIM induziram clientes ao erro ao veicularem campanhas sobre a nova tecnologia antes do leilão das frequências. Claro e TIM

G1; Divulgação

A Claro se tornou nesta segunda-feira (30) mais um alvo de um processo administrativo na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, por citar a oferta de 5G em propagandas antes do leilão das frequências destinadas à nova tecnologia.

No início de agosto, a Senacon abriu processo pelo mesmo motivo em relação à TIM. A secretaria também realiza uma investigação preliminar contra Vivo e Oi.

Guia do 5G: veja perguntas e respostas

As apurações tratam de anúncios das operadoras sobre um serviço que oferece uma primeira experiência do 5G ao compartilhar frequências usadas pela rede 4G.

Esse serviço usa o chamado DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), um recurso em que as operadoras podem destinar parte das frequências do 4G para o sinal 5G.

Como depende de uma espécie de empréstimo de parte da frequência, o 5G DSS não conta com todo o potencial prometido pelo 5G. O sinal de internet móvel de quinta geração começará a ser liberado após o leilão das frequências, previsto pelo governo federal para ser realizado em outubro.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Senacon afirmou que quer apurar se as campanhas publicitárias de Claro e TIM sobre 5G podem induzir clientes ao erro ao levá-los a acreditar indevidamente que há implementação efetiva da nova tecnologia no Brasil.

5 mudanças do 5G na vida das pessoas

Oferta de 5G antes de leilão

Segundo a Senacon, as operadoras "não podem transferir ao consumidor o ônus de pesquisar, comparar e diferenciar às funcionalidades técnicas de cada uma das tecnologias modais de rede implementadas ou a serem implementadas".

O órgão afirmou que as empresas devem transmitir informações de forma adequada e deixar explícito nas campanhas publicitárias o alcance do serviço que o consumidor poderá contratar.

"O processo buscará verificar se as informações passadas ao consumidor são claras e adequadas, e não proibir que a empresa anunciante dê notícia ao público consumidor de que está numa fase avançada de desenvolvimento de um determinado produto, o qual ainda não está pronto a ser lançado no mercado para aquisição imediata, mas que virá a suceder em breve", explicou a Senacon.

A secretaria afirmou que uma análise preliminar indicou que as campanhas da Claro podem se enquadrar em práticas de propaganda enganosa previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A Claro deverá apresentar sua defesa em até 10 dias, mesmo prazo oferecido à TIM no início de agosto. Caso condenadas, as empresas poderão sofrer sanções administrativa com aplicação de multas que pode chegar a R$ 11 milhões.

O que diz a Claro

Procurada pelo G1, a Claro afirmou que lançou o serviço de 5G DSS em 2020 após aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A operadora alegou que segue nomenclaturas definidas pelo 3GPP, organização que define padrões sobre redes móveis. A empresa também disse que o 5G DSS é oferecido sem custo adicional aos clientes.

"A Claro norteia sua atuação no mais profundo respeito nas relações com o consumidor e na conformidade com todos os órgãos de normatização e padronização da indústria de telecomunicações", afirmou, em nota.

O que diz a TIM

A TIM afirmou ao G1 que concorda que, neste momento, o uso do termo "5G" na publicidade é inapropriado porque a nova tecnologia só estará disponível após o leião das frequências.

A empresa também apontou que manifestou sua posição ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) e ao Ministério das Comunicações.

"Diante da continuidade de outras operadoras em utilizar a expressão '5G' em suas publicidades, a TIM avaliou que não poderia ficar em desvantagem competitiva. Optou, então, por utilizar o termo de forma correta e transparente, informando que o serviço que está sendo oferecido é o 5G DSS", disse a operadora.

Infográfico mostra aplicações do 5G.

Wagner Magalhães/Arte G1

Infográfico mostra vantagens do 5G em relação ao 4G.

Wagner Magalhães/Arte G1