Gêmeos artistas realizam trabalho voluntário no Solar


O trabalho artístico, realizado sem peso e a exigência de perfeição artística, somente para coroar a arte deixando o legado expresso através da manifestação da pintura. Assim, Cirilo e Letícia Tangerina Bruno, assinaram o trabalho realizado com os idosos no Solar dos Jovens de Ontem.

Letícia conta que o projeto foi nomeado como "GirasSolar", em expressão a fusão do nome do local e da flor e, a escolha dos girassóis como tema, tem a expressão da alegria que eles transmitem, o que ocasionou a busca da boa energia para os moradores, funcionários, visitantes e transeuntes que passam pelo local.

Contudo, o girassol na pintura artística, traz um legado, haja visto que o holandês Van Gogh via o girassol como uma representação da própria luz, um ideal de vida honesta vivida na natureza. E ao definir o girassol em uma única palavra, Van Gogh, concluiu: "gratidão". A gratidão pela Beth-Tintas, que doou as tintas e materiais para construção do projeto especifico e isolado. A instituição segue agradecendo a todos os voluntários, visitantes e familiares e espera em breve atender a todos, que no atual momento ainda não está ocorrendo, devido a pandemia da COVID-19.

A gratidão também seguiu os passos de cada idoso, que contribuiu para alegria, interagindo com os artistas, que também puderam apreciar as experiências, as vivências, os relatos e as histórias de vida de cada morador do Solar.

Contribuindo com este legado e unindo a este universo, estivera a estudante de medicina Marília Valuta, que acompanhou os artistas, que muito alegrou e incentivou os participantes na atividade, momento único em que Dona Hercília, Glória, Auta, Benedita, Antônio e os outros idosos não vão esquecer. "Algo maravilhoso. Um regresso ao passado, navegando nas boas lembranças, expressou a eufórica Auta de 97 anos". Glória de 79 anos disse que gostou, que não tem como definir o momento de muita felicidade.

O mesmo gosto pela participação expressou Antônio de 79 e Benedita Mirna de 80 findou, afirmando que ficou muito alegre, mesmo porque a natureza tem este dom e está no meio dos girassóis, embora tenha sido em forma de pintura, a produção da alegria é a mesma.

Nomes, histórias, vidas representadas, com o endereço de uma identidade, Solar dos Jovens de Ontem. Este mesmo endereço que Cirilo, Letícia e Marília encontraram para contribuir com o trabalho voluntário. Aliás, o trabalho estará visível, disponível a todos os olhares, quer sejam curiosos, quer sejam admiradores.

A admiração pela arte, não é um legado propriamente dos artistas e idosos envolvidos. Mas, está na gratidão da diretoria, administração, equipe técnica e os funcionários do Solar que sabem o quanto cada idoso saboreia esta forma de manifestação, que enxerga como relicário o trabalho voluntário que cada munícipe realiza na instituição e para a instituição.

É reconhecer a importância da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e idoso, na contribuição de uma instituição em busca de sua excelência. "A integração da sociedade, conhecendo o trabalho de perto como essência de participar no processo da ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), significa a diversidade na construção de uma ponte, que no trabalho dos artistas trouxeram os jovens para mais perto do Solar e isto não tem preço, comenta Lucas Marcelino, administrador executivo do Solar".

E Letícia concluí agradecendo a Égly pelo convite e atenção durante o processo. Parabeniza a todos os envolvidos e participantes, sem deixar de mencionar a conversa que ela, seu irmão e a Marília tiveram com os moradores, que foi muito construtivo a interação, classificando o momento como de uma ótima experiência de vida. .