Instagram libera opções para controlar comentários e mensagens ofensivas após casos de racismo na Euro 2020

Instagram libera opções para controlar comentários e mensagens ofensivas após casos de racismo na Euro 2020
Rede social afirmou que houve um pico de ofensas direcionadas aos jogadores ingleses que perderam campeonato de futebol. Ícone do Instagram.

REUTERS/Thomas White

O Instagram anunciou na última terça-feira (10) atualizações em ferramentas que ajudam a limitar comentários e mensagens ofensivos na rede social.

As mudanças acontecem um mês após a final da Eurocopa 2020, que foi disputada entre Itália e Inglaterra. A rede social disse que houve um pico de ofensas direcionadas aos jogadores ingleses, que perderam campeonato.

SAIBA MAIS: Na Inglaterra, quatro pessoas são presas por ataques racistas a jogadores da seleção do país

As opções disponibilizadas dão mais controle aos próprios usuários em seus perfis.

"Não permitimos discurso de ódio ou bullying e removemos esses tipos de conteúdo sempre que os encontramos. Também queremos proteger as pessoas de ter que passar por qualquer tipo de abuso", disse a rede social em nota.

Veja as novidades:

Limites: com o recurso ativado nas configurações do app, o usuário poderá ocultar comentários e encaminhar mensagens recebidas de seguidores recentes ou de contas que ele não segue para a pasta "Solicitações ocultas".

Tela da ferramenta 'Limites' no Instagram

Divulgação

Mensagens ocultas: quando esse recurso for ativado, solicitações de mensagens (aquelas que são enviadas por contas que o usuário não segue) que contiverem palavras, frases e emojis ofensivos serão filtradas automaticamente. É possível ativar e desativar os filtros de solicitações de mensagens no menu "Privacidade", dentro das configurações do app.

Alertas de comentários mais incisivos: desde 2019, o Instagram notifica as pessoas quando um comentário delas pode ser considerado ofensivo, antes que ele seja publicado. A partir de agora, o alerta também vai mostrar um aviso sobre o que pode acontecer se a pessoa decidir postar o comentário ofensivo, como a remoção do comentário ou até mesmo da conta.

LEIA MAIS: Instagram vai desativar contas que enviarem mensagens privadas com discurso de ódio