Apple adota sistema que analisa imagens suspeitas antes de serem enviadas ao iCloud

Apple adota sistema que analisa imagens suspeitas antes de serem enviadas ao iCloud
Empresa afirmou que ferramenta será usada para identificar usuários nos EUA que tentam armazenar fotos de abuso infantil na plataforma. Casos suspeitos serão denunciados às autoridades. Sistema da Apple analisará envios de imagens ao iCloud nos EUA

Thomas Peter/Reuters

A Apple anunciou nesta quinta-feira (5) que adotará em iPhones nos Estados Unidos um sistema para verificar fotos enviadas ao serviço de armazenagem iCloud. O objetivo é denunciar usuários que tentam usar a plataforma para armazenar imagens de abuso infantil.

A empresa informou que, se encontrar imagens suspeitas, realizará uma revisão humana e denunciará o usuário a autoridades. Outras empresas de tecnologia, como o Facebook, usam uma tecnologia parecida para detectar e denunciar casos de abuso infantil.

Apple corrige falha no Apple Watch que permitia a execução de códigos indevidos

Apple registra lucro maior do que o esperado no segundo trimestre

Segundo a Apple, o sistema que fiscalizará usuários de iPhone nos Estados Unidos é projetado para ter, no máximo, 1 falso positivo por trilhão de análises.

O método utiliza registros anteriores de abuso infantil mantidos em um banco de dados por órgãos de proteção à criança. O sistema transforma esses registros em "hashes", isto é, códigos numéricos que correspondem às fotos, mas que não podem ser usados para recriá-las.

Quando alguém tenta enviar algo ao iCloud, o iPhone cria uma "hash" da imagem e a compara com as que estão salvas no banco de dados. Caso o sistema identifique alguma semelhança, o caso é analisado pela empresa.

A ferramenta analisa a imagem antes dela ser transmitida ao serviço de armazenamento, e não depois que ela já está nos servidores.

Com a ferramenta, a Apple poderá detectar imagens similares às que estão presentes no banco de dados, mesmo que tenham sido editadas. A companhia afirma que as imagens que ficam apenas no iPhone não são analisadas.