Primeiro caso da variante Delta é registrado na região

primeiro caso da variante Delta é registrado na região

Primeiro caso da variante Delta é registrado na região

Na última sexta-feira (30/07) foi detectado o primeiro caso da variante Delta do novo coronavírus na região. Em virtude disso, a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira volta a reforçar a importância da manutenção das medidas sanitárias contra a covid-19, como o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Mesmo com o avanço da vacinação na cidade e com a queda dos números de casos confirmados no último mês, é importante seguir com os protocolos de enfrentamento à covid-19. Os imunizantes protegem a população, mas não impedem a infecção da nova variante.

O caso foi registrado em um paciente de Pirassununga, de acordo com a análise da força-tarefa covid-19 da Universidade de São Paulo (USP) do próprio município. O órgão faz parte da Rede de Alerta de Variantes do Estado de São Paulo, comandada pelo Instituto Butantan.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou na última sexta-feira que a variante Delta foi identificada em 132 países. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) explica que ela é tão contagiosa quanto à catapora e mais contagiosa do que um resfriado ou uma gripe comum.

Além disso, o órgão relata que a variante Delta pode ser transmitida por pessoas que já foram vacinadas. O CDC também explicita que quadros mais críticos da doença podem ser desenvolvidos, em comparação com as demais variantes do novo coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde enfatiza que ainda estamos em período de transmissão do vírus. Portanto, todos devem seguir rigorosamente com os cuidados e também para evitar a circulação da nova variante em Porto Ferreira.