O que faz a Square, empresa do chefão do Twitter que anunciou aquisição de US$ 29 bilhões

O que faz a Square, empresa do chefão do Twitter que anunciou aquisição de US$ 29 bilhões
Empresa de pagamentos do executivo anunciou a compra da Afterpay pelo maior valor pago na história por uma empresa australiana. Jack Dorsey, cofundador do Twitter e da Square

Reprodução

A empresa de pagamentos Square, do cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou no último domingo (1º) a aquisição da empresa australiana Afterpay por US$ 29 bilhões (cerca de R$ 149 bilhões).

O negócio, que deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2022, tem o maior valor pago na história por uma empresa da Austrália, segundo a agência Reuters. O recorde anterior era do acordo de US$ 16 bilhões para venda, em 2018, da rede de shoppings Westfield para a empresa do ramo imobiliário Unibail-Rodamco.

A aquisição da Afterpay também é a maior já realizada pela Square. Em março deste ano, a empresa de Dorsey já havia adquirido o serviço de streaming Tidal, criado pelo rapper Jay-Z, por US$ 297 milhões.

Twitter começa a testar recurso de compras em páginas de perfil de marcas

Receita do Twitter no segundo trimestre supera meta

Em comunicado, Dorsey afirmou que a Square e a Afterpay compartilham o propósito de tornar o sistema financeiro mais justo, acessível e inclusivo.

"Juntos, podemos conectar melhor nossos ecossistemas Cash App e Seller [dois serviços da Square] para oferecer produtos e serviços ainda mais atraentes para comerciantes e consumidores, colocando o poder de volta em suas mãos", afirmou o executivo.

O que faz a Square

A Square oferece soluções de pagamento, como leitores de cartão de crédito, para pequenos comerciantes

Divulgação/Square

A Square oferece soluções de pagamento para pequenos comerciantes, o que inclui leitores de cartão de crédito e ferramentas para lojistas venderem seus produtos pela internet.

A empresa também é proprietária do Cash App, um aplicativo que permite transferir dinheiro rapidamente. Segundo a Square, o serviço chegou à marca de 40 milhões de clientes ativos em junho de 2021.

Fundada em 2009 por Jack Dorsey e Jim McKelvey, a Square tem registrado alta em sua receita. No segundo trimestre de 2021, a companhia teve lucro bruto de US$ 1,14 bilhão (R$ 5,9 bilhões), 91% a mais do que no mesmo período de 2020.

O que faz a Afterpay

A Afterpay oferece uma espécie de serviço de crédito facilitado para ajudar consumidores em países em que o parcelamento de compras não é prática comum.

A empresa usa um modelo conhecido como "compre agora, pague depois", em que pode emprestar até alguns milhares de dólares para que clientes façam compras parceladas sem juros.

O lucro da Afterpay vem de uma taxa cobrada dos lojistas parceiros, o que não enquadra o modelo como um serviço de crédito tradicional e, portanto, não o sujeita às regras desse setor.

Afterpay usa modelo conhecido como "compre agora, pague depois"

Reuters/Loren Elliott/Illustration

Para alguns comerciantes, o negócio é vantajoso, já que seus produtos e serviços ficam acessíveis a mais consumidores. Segundo a Square, a Afterpay terminou o segundo trimeste com 16 milhões de usuários e cerca de 100 mil lojas parceiras.

Os fundadores da Afterpay, Anthony Eisen e Nick Molnar, que abriram a empresa em 2014, afirmam que o negócio vai ajudar sua empresa a alcançar mais clientes.

"Ao nos unirmos com a Square, vamos acelerar ainda mais nosso crescimento nos Estados Unidos e globalmente, oferecer acesso a uma nova categoria de lojas físicas e fornecer uma plataforma mais ampla de recursos e serviços novos e valiosos para nossos comerciantes e consumidores", afirmaram.

O negócio de US$ 29 bilhões

A Square informou que a quantia envolvida no acordo foi definida com base no valor de suas ações ordinárias em 30 de julho. Os US$ 29 bilhões deverão ser pagos apenas em ações.

Com o negócio, a empresa de Dorsey deve integrar a plataforma da Afterpay com o Cash App e suas ferramentas para comerciantes. O objetivo é que os seus parceiros também possam oferecer a opção de pagamento a prazo sem juros.

Para a Square, o modelo da Afterpay é uma oportunidade atrativa por conta de uma mudança no perfil dos consumidores, em especial os mais jovens, que buscam alternativas às opções tradicionais de crédito.