ENEM 2021: estudante ferreirense com nota alta na última edição da prova, destaca importância da redação para o Exame

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 16-7-2021

ENEM 2021: estudante ferreirense com nota alta na última edição da prova, destaca importância da redação para o Exame

Com 980 pontos na redação, Valentina foi aprovada no curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Esta semana foi a última para os estudantes realizarem a inscrição no ENEM deste ano. O exame que ocorre nos dias 21 e 28 de novembro, é o maior vestibular do país, com quase 5 milhões de inscritos. Em sua última edição, a ferreirense Valentina de Oliveira Coluci, 19, que hoje cursa medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tirou 980 pontos na redação e chegou perto da nota máxima na prova. Segundo o Inep, em todo país, apenas 28 pessoas tiraram nota mil no ENEM 2020.

Valentina conta que desde os 13 anos sonhava em cursar medicina e que a preparação para as provas exigiu muito esforço. "Logo que me formei no Ensino Médio, pelo desespero de não ter entrado em medicina em nenhum lugar, coloquei no SISU Odontologia na Universidade de Alfenas. Para quem gosta e se interessa pelo curso é a melhor Federal em odontologia no país, mas para quem quer medicina lamento dizer que mudar de curso é apenas adiar um sonho, e eu infelizmente só descobri quando fui para lá", destaca.

Para se preparar para o vestibular, ela conta que realizou provas de anos anteriores e que, geralmente, estudava resolvendo questões. "Fiz muitas provas antigas dos vestibulares que eu ia prestar, cheguei a fazer todas as provas de primeira e segunda fase da Fuvest de 2005 a 2020, além de algumas da Unicamp e muitas do ENEM. Além disso, fazia muitas questões, não perdia muito tempo fazendo resumo, mesmo achando que eu só conseguiria guardar a matéria escrevendo. Aprendi que fazer questões otimizava muito meu tempo e melhorava meu desempenho", comenta.

A estudante lembra que em sua primeira tentativa, em 2017, tirou 680 pontos e comenta sobre a existência de uma estrutura específica para a prova do Enem. "Você deve fazer uma introdução, colocar um repertório sociocultural que se adeque ao tema, desenvolvimento completo (com introdução ao parágrafo de desenvolvimento, argumentação e conclusão dessa argumentação) e uma conclusão bem específica (que tenha o agente que vai resolver o problema proposto, a ação que vai resolvê-lo, o modo com que vai ser resolvido, com exemplos e detalhamentos, e a finalidade da resolução). Quando eu finalmente aprendi isso, consegui alcançar o tão sonhado 980 nesse meu último ENEM. Apenas consegui aprender com muita prática e dedicação".

Valentina também comenta o papel que seus professores tiveram em sua conquista, Para ela o contato e a dedicação dos docentes foi fundamental para a melhora do seu desempenho. "Arrisco dizer que não teria chegado onde eu cheguei sem meus professores. Com certeza, seja onde estiverem, até os professores que mais parecem "bravos" devem ter o maior prazer de tirar dúvidas e auxiliar vocês nesse sonho, não hesitem em perguntar, pois sem o auxílio de todos meus professores eu não teria conseguido ser aprovada nesse ano que passou! Só tenho a agradecer a todos os professores que passaram por minha vida, porque essa conquista tem uma participação de cada um deles!".

Uma destas professoras, lembrada com carinho por Valentina, é a Dona Marília Verechia, que leciona há mais de cinquenta anos. Marília destaca a importância da redação na vida dos estudantes que almejam o ingresso na universidade. "O ato de escrever, em qualquer época, é uma necessidade premente. Os estudantes, prestes a ultrapassarem os portões das universidades, devem se submeter ao vestibular e, neste, à apreciação de suas redações. Por isso, a "prosa", "linguagem de todos os instantes", como escreveu Carlos Drummond de Andrade, necessita de muita leitura, muito treino, erros e acertos, para que o estudante exponha opiniões bem fundamentadas em conhecimento e associações de ideias coerentes", explica a professora.

A estudante, por fim, reforça a importância do comprometimento e dedicação com os estudos. "Minha principal dica é não desista! Pode parecer clichê, mas se eu tivesse continuado em odontologia não estaria tão feliz e realizada como estou. O ano de cursinho não é fácil, mas se eu não tivesse me dedicado tanto quanto me dediquei, não estaria hoje assistindo minhas aulas da faculdade.

Estudem e se dediquem, pois alguns anos dedicados para o cursinho não são nada perto dos anos maravilhosos que terão na faculdade e uma vida toda exercendo a profissão escolhida", finaliza.