Richard Branson, da Virgin Galactic, parabeniza Jeff Bezos por voo ao espaço

Richard Branson, da Virgin Galactic, parabeniza Jeff Bezos por voo ao espaço
Com diferença de nove dias, os dois bilionários fizeram viagens espaciais a bordo dos foguetes de suas próprias empresas. Ambos planejam explorar o mercado de turismo espacial. Jeff Bezos no espaço: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso

O bilionário Richard Branson usou as redes sociais para cumprimentar Jeff Bezos e a equipe da Blue Origin pelo voo ao espaço realizado nesta terça-feira (20).

Branson realizou uma viagem parecida em 11 de julho a bordo de um foguete de sua empresa Virgin Galactic. Os dois pretendem explorar o mercado do turismo espacial.

"Muito bem, Blue Origin, Jeff Bezos, Mark, Wally e Oliver. Impressionante! Tudo de bom para toda a equipe de mim e todo o time da Virgin Galactic", disse, em seu perfil no Twitter.

Além da Blue Origin e de Jeff Bezos, Branson se referiu a Mark Bezos, irmão do chefão da Amazon; a astronauta Wally Funk, de 82 anos; e o jovem Oliver Daemen, de 18 anos. Eles fizeram parte do primeiro voo civil ao espaço sem piloto.

LEIA TAMBÉM:

Bezos X Branson: veja o que diferencia voos dos bilionários

Saiba quem é quem no voo ao espaço com Bezos

PLAYLIST: assista a todos os vídeos do voo

FOTOS: as imagens marcantes da viagem

Tripulação do foguete New Shepard da Blue Origin flutua após chegarem ao espaço.

Blue Origin/Handout via REUTERS

No voo da Blue Origin, a cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.

Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço. A Nasa e o Exército dos Estados Unidos, porém, consideram que a barreira espacial é alcançada acima de 80 km.

A nave retornou ao solo com o auxílio de paraquedas. A missão levou 10 minutos e 22 segundos, tempo entre a decolagem e o pouso.

Voo da Virgin Galactic

Assim como a empresa de Jeff Bezos, a Virgin Galactic fez um voo suborbital. A missão, que levou cerca de 16 minutos, contou com dois pilotos e quatro passageiros, sendo Branson um deles.

A empresa usou um avião que decolou de uma pista e depois soltou, a uma altitude de 15 km, uma nave espacial que estava acoplada. No espaço, a nave ligou seus motores e desceu planando – veja os melhores momentos do voo.

Richard Branson sorri durante voo espacial com o foguete VSS Unity

Reprodução/G1

VÍDEOS: Bezos faz primeira viagem ao espaço