Richard Branson, da Virgin Galactic, parabeniza Jeff Bezos por voo ao espaço

Richard Branson, da Virgin Galactic, parabeniza Jeff Bezos por voo ao espaço
Com diferen├ža de nove dias, os dois bilion├írios fizeram viagens espaciais a bordo dos foguetes de suas próprias empresas. Ambos planejam explorar o mercado de turismo espacial. Jeff Bezos no espa├žo: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso

O bilion├írio Richard Branson usou as redes sociais para cumprimentar Jeff Bezos e a equipe da Blue Origin pelo voo ao espa├žo realizado nesta ter├ža-feira (20).

Branson realizou uma viagem parecida em 11 de julho a bordo de um foguete de sua empresa Virgin Galactic. Os dois pretendem explorar o mercado do turismo espacial.

"Muito bem, Blue Origin, Jeff Bezos, Mark, Wally e Oliver. Impressionante! Tudo de bom para toda a equipe de mim e todo o time da Virgin Galactic", disse, em seu perfil no Twitter.

Além da Blue Origin e de Jeff Bezos, Branson se referiu a Mark Bezos, irm├úo do chef├úo da Amazon; a astronauta Wally Funk, de 82 anos; e o jovem Oliver Daemen, de 18 anos. Eles fizeram parte do primeiro voo civil ao espa├žo sem piloto.

LEIA TAMBÉM:

Bezos X Branson: veja o que diferencia voos dos bilionários

Saiba quem é quem no voo ao espa├žo com Bezos

PLAYLIST: assista a todos os vídeos do voo

FOTOS: as imagens marcantes da viagem

Tripula├ž├úo do foguete New Shepard da Blue Origin flutua após chegarem ao espa├žo.

Blue Origin/Handout via REUTERS

No voo da Blue Origin, a c├ípsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.

Os tripulantes ultrapassaram a Linha de K├írm├ín, que fica 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espa├žo. A Nasa e o Exército dos Estados Unidos, porém, consideram que a barreira espacial é alcan├žada acima de 80 km.

A nave retornou ao solo com o auxílio de paraquedas. A miss├úo levou 10 minutos e 22 segundos, tempo entre a decolagem e o pouso.

Voo da Virgin Galactic

Assim como a empresa de Jeff Bezos, a Virgin Galactic fez um voo suborbital. A missão, que levou cerca de 16 minutos, contou com dois pilotos e quatro passageiros, sendo Branson um deles.

A empresa usou um avi├úo que decolou de uma pista e depois soltou, a uma altitude de 15 km, uma nave espacial que estava acoplada. No espa├žo, a nave ligou seus motores e desceu planando – veja os melhores momentos do voo.

Richard Branson sorri durante voo espacial com o foguete VSS Unity

Reprodu├ž├úo/G1

VÍDEOS: Bezos faz primeira viagem ao espa├žo