Google remove canal bolsonarista Terça Livre do YouTube após decisão judicial

Google remove canal bolsonarista Terça Livre do YouTube após decisão judicial
Perfil já tinha sido derrubado em fevereiro, depois de violar políticas da plataforma, mas liminar tinha permitido a volta ao ar. Allan dos Santos (à esquerda), durante operação da Polícia Federal contra fake news em maio de 2020.

GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

O Google removeu do YouTube o canal bolsonarista "Terça Livre" após decisão da Justiça favorável à empresa. A conta na plataforma pertence a Allan dos Santos, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em um inquérito que apura a propagação de fake news.

O canal do jornalista já havia sido desativado em fevereiro deste ano por violar as diretrizes da plataforma, mas foi reativado após conseguir uma liminar que determinava o retorno do perfil.

YouTube remove mais 12 vídeos de Bolsonaro por regra que proíbe menção a cloroquina e ivermectina

Na nova decisão, a juíza Ana Carolina de Almeida, da 8ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, julgou o pedido de reativação do canal improcedente e deu o direito de remoção ao Google.

"A ação da ré em encerrar o canal do requerente não é ato ilícito, tampouco, atentado contra o direito à liberdade de expressão do autor. Trata-se, na realidade, de exercício de pleno direito. Como já supra exposto, pode a ré impor balizas ao comportamento dos usuários de suas plataformas", declarou a juíza na decisão.

Canal Terça Livre foi removido do YouTube após decisão da justiça de São Paulo.

Reprodução / Redes Sociais

Ao G1, a assessoria de imprensa do YouTube informou que após a eleição do presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, o canal publicou um vídeo em que contestava o resultado das urnas. O vídeo foi desativado por violar a política "de integridade das eleições presidenciais" da plataforma.

Após a remoção do vídeo, o Terça Livre criou um novo canal na rede social para publicar o vídeo e, então, como penalidade, os dois canais foram desativados da plataforma, disse a assessoria.

Na época, a defesa do blogueiro alegou no processo que a decisão de retirar do ar todos os vídeos dos canais foi "unilateral" e "arbitrária" e que tentou contato com a empresa para obter a restauração dos vídeos, mas não teve retorno.

No início da noite desta quinta-feira, Santos publicou nas redes sociais um vídeo em que pediu apoio aos fãs e informou: "Uma juíza de São Paulo derrubou a liminar do tribunal de São Paulo, isso mesmo que você ouviu, uma juíza derrubou a decisão de um tribunal e o Terça Livre pode ser derrubado do YouTube a qualquer momento".

Investigado pela PF

Allan dos Santos é alvo da Suprema Corte que apura ataques ao STF por meio de propagação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. O outro inquérito em andamento no qual o blogueiro também é alvo apura o financiamento de atos antidemocráticos.

Nos dois casos, Allan dos Santos nega envolvimento em irregularidades. No inquérito das fake news, o blogueiro diz que a investigação é "inconstitucional" e chegará à conclusão que ele "vive dos produtos que vende".

O blogueiro também já foi alvo de operações da Polícia Federal. Em 2020, ele anunciou que deixou o Brasil, mas não divulgou onde está morando.