Estudante de 18 anos viajará com Bezos em 1º voo de turismo espacial após vencedor de leilão desistir

Estudante de 18 anos viajará com Bezos em 1º voo de turismo espacial após vencedor de leilão desistir
Oliver Daemen substituiu pagador anônimo de US$ 28 milhões, que adiou participação para um próximo voo da Blue Origin. Oliver Daemen, de 18 anos, é novo tripulante da 1ª missão da Blue Origin

Blue Origin

A Blue Origin, empresa de viagens espaciais do bilionário Jeff Bezos, anunciou nesta quinta-feira (15) que um estudante de 18 será mais um dos tripulantes do voo marcado para o próximo dia 20 de julho.

O evento acontecerá dias depois de o bilionário Richard Branson ir ao espaço em foguete da sua empresa Virgin Galactic, se tornando o primeiro voo do tipo voltado a fins comerciais, mas com a presença de dois pilotos.

Oliver Daemen se juntará à tripulação de quatro membros civis no voo, que inclui também o próprio Bezos, seu irmão e a aviadora Wally Funk, de 82 anos. A bordo da aeronave New Shephard, eles participarão do 1º voo civil e sem piloto.

Daemen vai assumir o lugar de uma pessoa que deu US$ 28 milhões em um leilão para participar do voo inaugural de turismo espacial da Blue Origin.

Jeff Bezos e Wally Funk vão viajar ao espaço juntos

Blue Origin via AFP

O vencedor do leilão preferiu permanecer anônimo e vai participar de uma futura viagem da Blue Origin, disse a empresa.

A mudança ocorreu porque o vencedor do leilão, cujo nome não veio a público, desistiu devido a "compromissos conflitantes". Com isso, o jovem de 18 anos se torna o primeiro cliente comercial da empresa.

Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, dentro de cápsula da Blue Origin

Reuters

Astronauta mais jovem

Daemen está em busca de obter seu brevê de piloto e deve ir à Universidade de Utrecht, na Holanda, para estudar física e administração de inovação em setembro. Com 18 anos, ele deve se tornar o astronauta mais novo da história, e também voando com a astronauta mais velha, Wally Funks.

Ele é filho de Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, de acordo com informações da agência Reuters.

O pai de Daemen "pagou pelo assento e escolheu enviar Oliver", disse a Blue Origin, sem querer informar o quanto foi desembolsado.

Como é a aeronave?

A New Shepard é uma cápsula e foguete completamente autônoma com 18,3 metros de altura que não pode ser pilotada do lado de dentro. A tripulação incluirá apenas civis e nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin.

Veja como foi o voo do bilionário Branson

VÍDEO: Veja os melhores momentos do voo de Richard Branson ao espaço