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Ciência e Tecnologia

Raia Drogasil desiste de pedir impressão digital como forma de liberar descontos


Apesar da decisão, rede de farmácias afirmou que uso de dados biométricos está de acordo com a legislação. Medida foi adotada um dia após o Procon-SP notificar a empresa com questionamentos sobre a prática. Segundo a Raia Drogasil, dados biométricos são usados apenas em benefício dos clientes.

Divulgação

A rede de farmácias Raia Drogasil suspendeu a coleta da impressão digital de clientes um dia após ser notificada pelo Procon-SP. A prática era usada para cadastros em programas de relacionamento e para oferecer descontos.

Em comunicado, a empresa alegou que a identificação biométrica voluntária era usada garantir praticidade e segurança aos consumidores e estava em conformidade com a legislação, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

"Entendendo que a iniciativa causou desconfortos, a RD - Raia Drogasil optou por interromper essa prática", disse o grupo.

SAIBA MAIS: Raia Drogasil já havia recebido notificação extrajudicial do Idec

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A empresa indicou que "as informações coletadas são utilizadas exclusivamente em benefício do próprio cliente, incluindo as promoções personalizadas em categorias relevantes para ele".

"A Droga Raia, a Drogasil e todas as demais empresas de seu grupo econômico, não comercializam, em hipótese alguma, as informações pessoais de clientes a terceiros", afirmou.

Notificação

O Procon-SP pediu explicações sobre a política de descontos da rede de farmácias. O órgão perguntou quais dados a farmácia pede para liberar descontos e se há outros meios de obtê-los.

Além disso, o Procon-SP solicitou uma justificativa sobre a necessidade real de cadastro da impressão digital e detalhes sobre coleta, tratamento e o armazenamento das informações.

Em junho, a coleta da biometria pela Raia Drogasil já havia sido motivo de notificação extrajudicial enviada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Na ocasião, o Idec pediu mais detalhes sobre a coleta e o uso dos dados biométricos do clientes, além da interrupção de eventuais práticas que descumpram a LGPD.

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