Oferta de fibra ótica chega a 91% dos provedores de internet no Brasil, diz pesquisa

Oferta de fibra ótica chega a 91% dos provedores de internet no Brasil, diz pesquisa
Levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil aponta crescimento em relação a 2017. Enquanto isso, outras tecnologias perderam espaço entre provedores. Pesquisa do CGI.br indica que mais provedores oferecem fibra ótica no Brasil.

Thomas Jensen/Unsplash

A disponibilidade da fibra ótica no Brasil cresceu e alcançou 91% dos provedores de acesso a internet no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pela TIC Provedores, pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Em sua edição anterior, realizada em 2017, o levantamento havia apontado que 78% dos provedores de internet ofereciam o serviço de fibra ótica.

A pesquisa não aponta quantos usuários, de fato, adotaram a tecnologia. No entanto, ela dá indícios da demanda esperada pelos provedores de internet.

LEIA TAMBÉM:

O provedor de internet pode rastrear os sites que você visita?

O roteador de internet pode registrar os sites visitados?

De 2017 para 2020, outros tipos de tecnologia perderam espaço entre as empresas, que podem oferecer mais de um método de conexão para clientes.

A oferta de internet via cabo passou de 51% para 46%. A internet via rádio com frequência livre caiu de 84% para 73%, enquanto a internet via rádio com frequência licenciada, foi de 44% para 26%.

O que impulsiona a oferta de fibra ótica?

A pandemia de Covid-19 acelerou o crescimento da oferta de fibra ótica, disse Leonardo Melo, coordenador da pesquisa TIC Provedores no Cetic.br e NIC.br, em entrevista ao G1.

"Com a pandemia, a gente vê um uso mais intensivo de streaming, videochamadas, e uso no teletrabalho e no ensino remoto. Muitas das atividades foram deslocadas para o domicílio e cada vez mais é importante essa banda larga estável", afirmou.

Por oferecer uma experiência melhor em aplicações como vídeos, a fibra ótica é priorizada pelas empresas em relação a outras tecnologias de acesso à internet.

Outro fator que levou ao crescimento de sua disponibilidade foi o surgimento de novos provedores de internet no Brasil. Mais da metade deles (54%) começou a prestar serviços entre 2014 e 2020.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte das empresas atende poucos municípios: 43% estavam presentes em somente uma cidade e 44%, em duas a cinco cidades.

Com mais provedores no mercado, aumenta a competição e, para muitos deles, a adoção da fibra ótica é um meio de atrair novos clientes.

"Aquele provedor que consegue entregar uma conectividade que garante internet que não cai e não demora para carregar o conteúdo que é mais acessado vai sair na frente dos demais", explicou Leonardo.

Ciberataques a provedores

O levantamento também indicou que, em 2020, 26% dos provedores de internet sofreram ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês).

O DDoS é um tipo de ciberataque em que criminosos usam várias máquinas para enviar solicitações a um servidor para sobrecarregá-lo e impedir que ele seja usado por usuários verdadeiros.

"Basicamente, usam isso para tirar vantagem dos provedores. Se a operação fica mais lenta ou se paralisa o serviço, a empresa que está sob a chantagem desses ataques vai ter que usar meios para se livrar isso", indicou Leonardo.

Os principais alvos dos ataques DDoS são os grandes provedores. De acordo com o levantamento, 52% deles afirmaram ter sofrido com a prática.

Entre todos os provedores que foram alvos de ataques, 35% tiveram os serviços interrompidos temporariamente e 51% seguiram operando com lentidão.

Empresa vítima de ciberataque nos EUA calcula que outras 1.500 companhias foram afetadas

JBS diz que pagou US$ 11 milhões em resgate a ataque em operações nos EUA