Google faz novo alerta sobre apps "não confiáveis" em dispositivos Huawei

Google faz novo alerta sobre apps "não confiáveis" em dispositivos Huawei

Desde que o governo americano impôs uma proibição comercial aos produtos da Huawei, alegando violação da privacidade dos usuários, a companhia foi impedida de utilizar os serviços da Google em seus dispositivos e, consequentemente, os usuários da marca sentem falta da Play Store.

Apesar de a Huawei já ter encontrado uma solução alternativa com o HMS (Huawei Mobile Services), que será lançado globalmente na próxima segunda-feira (21), apps como Maps, Drive, Gmail e outros não poderão ser instalados nem mesmo via sideload.

Isso porque a Google, através de uma publicação recente, alertou que os aplicativos instalados dessa forma "não funcionarão de maneira confiável em novos dispositivos Huawei", não garantindo assim que a privacidade e a segurança dos usuários estejam protegidas.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Não fica claro, porém, se isso se aplica a todos os aparelhos lançados após a sanção, em maio do ano passado, como o Huawei Mate 30 Pro, por exemplo. Outro ponto de atenção é que o Google não menciona nada sobre o HMS na publicação, mas a chegada da plataforma pode ter sido o grande motivo desse aviso.

Huawei Mate 30 Pro é um dos prejudicados pela falta da Google Play Store (Reprodução: Android Authority)

Huawei ainda segue com restrições no território americano

Até o momento a Huawei segue trabalhando com empresas americanas de forma limitada através de licenças temporárias de 45 dias. No entanto, a mais recente foi concedida na semana passada e pode ser a última e qualquer negociação com companhias americanas será impedida.

Vale ressaltar que essa semana a Huawei perdeu uma de suas últimas defesas contra ofensiva dos EUA nos tribunais, prolongando ainda mais esse embate e prejudicando os usuários da marca.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: