Facebook lança podcasts e salas de áudio ao vivo nos EUA
Somente figuras públicas e alguns grupos da rede social que usam iPhone podem organizar e iniciar conversas em formato inspirado no rival Clubhouse. Os ouvintes podem ter um celular Android. Salas de áudio ao vivo do FacebookDivulgação/FacebookO Facebook lançou nesta segunda-feira (21) suas próprias salas de áudio ao vivo no estilo Clubhouse e uma maneira de encontrar e reproduzir podcasts em sua plataforma, marcando um avanço nos serviços de áudio da maior rede social do mundo.A criação de salas ao vivo inicialmente está restrita para figuras públicas e alguns grupos do Facebook nos Estados Unidos que usam iPhone.É possível reunir até 50 falantes e os ouvintes são ilimitados. Esses usuários também podem convidar pessoas sem um selo de verificação para falar. Tanto usuários de iPhone quanto de celulares Android podem ouvir as salas.O lançamento de um rival em potencial para o Clubhouse pelo Facebook segue o sucesso explosivo do aplicativo de áudio ao vivo apenas para convidados, que se tornou um sucesso enquanto as pessoas ficavam em casa durante a pandemia do Covid-19. Salas ficarão destacadas na parte de cima do aplicativoDivulgação/FacebookO presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foi uma das celebridades do Vale do Silício que fizeram aparições no aplicativo, que recentemente se expandiu para usuários do Android.SAIBA MAIS:Clubhouse está disponível no Brasil para iPhones e celulares AndroidSpotify lança Greenroom, concorrente do Clubhouse, com salas de áudio ao vivo em todo o mundoTwitter permite que usuários com mais de 600 seguidores criem salas de áudioO Facebook, que disse que quer fazer do áudio uma "mídia de primeira classe" em suas plataformas, junta-se ao Twitter e à plataforma de mensagens Discord, que já lançou suas próprias ofertas de áudio ao vivo. O Spotify estreou sua própria versão, "Greenroom", na última quarta-feira (16). Slack e LinkedIn e Reddit, da Microsoft também estão trabalhando em produtos semelhantes. A empresa, que tem enfatizado seu esforço para atrair criadores de conteúdo, disse que está fazendo parceria com figuras públicas, incluindo músicos, jornalistas e atletas na implantação de salas de áudio ao vivo.Os ouvintes poderão enviar "estrelas" da moeda virtual do Facebook aos criadores em salas de áudio ao vivo. Zuckerberg disse que a empresa não terá um corte na receita dos criadores até 2023. Uma série de podcasts selecionados também estará disponível no Facebook para ouvintes dos EUA e a empresa disse que em breve aumentará a lista inicial.