Google libera novidades para Docs, Planilhas e Chat para todos usuários; veja como ativar

Google libera novidades para Docs, Planilhas e Chat para todos usuários; veja como ativar
Alguns recursos que só estavam disponíveis para contas corporativas do plano 'Workspace' agora estão liberados para qualquer pessoa. Novo logotipo do Gmail

Google/Divulgação

O Google anunciou na última segunda-feira (14) que os novos recursos de sua suíte de produtividade, agora chamada de Workspace, estão disponíveis para qualquer usuário, de forma gratuita.

Até agora, algumas funcionalidades de ferramentas como o Drive, Docs, Planilhas e Apresentações estavam liberadas somente para assinantes da versão corporativa.

SAIBA MAIS: Google apresenta Android 12 com novo visual; veja o que muda

A suíte está mais integrada. É possível criar um novo documento de texto direto na janela do Chat, sem precisar uma nova aba, por exemplo.

Links para outros documentos, planilhas ou apresentações têm prévias, para que as pessoas possam visualizar sem sair da página em que estão.

O sistema de marcar outros colaboradores ficou mais "esperto". Ao digitar o "@", uma janela vai oferecer informações de contexto e até sugestões – como compartilhar o documento com aquela pessoa.

O Google Chat, serviço de mensagens por texto, pode ser acessado como uma função dentro da versão gratuita do Gmail. Futuramente ele passará a incorporar as Salas (Rooms).

Nos próximos meses, a companhia planeja simplificar outras ações: uma chamada de voz ou vídeo poderá ser acionada direto de um documento de texto ou apresentação de slides com todos que estão colaborando naquele projeto, sem precisar criar uma chamada e adicionar um por um.

Como ativar as novidades

Para ter acesso a algumas das novidades, é preciso ativar o Google Chat no menu de configurações da sua conta do Google pelo Gmail.

No canto superior direito, clique em "Configurações" (no ícone de engrenagem) e escolha "Ver todas as configurações";

Nos menus, clique em "Chat e Meet";

Marque a caixa de seleção "Google Chat" na seção "Chat";

Depois, clique em "Salvar alterações".

Novo plano pago

O Google também anunciou na segunda (14) a chegada de um novo plano pago, voltado para pequenos empreendedores e que oferece opções como e-mail comercial personalizado, mais armazenamento em nuvem, entre outras opções.

A opção foi batizada de Workspace Individual e, no exterior, sai por US$ 7,99 ao mês (cerca de R$ 40,50, na cotação atual).

Segundo o Google, o Brasil é parte do grupo de países que estreia o novo programa de assinatura em breve.