Índia dá ultimato para Twitter cumprir lei que exige identificação de usuários

Índia dá ultimato para Twitter cumprir lei que exige identificação de usuários
Regulamentação indiana permite que autoridades descubram autores de tuítes considerados ameaças à segurança do país. Rede social considera norma uma ameaça à privacidade. Twitter recebeu aviso do governo indiano para cumprir nova lei para plataformas digitais.

iStock

A Índia emitiu neste sábado (5) um "aviso final" para o Twitter para cumprir uma nova lei do país que força plataformas digitais a identificarem usuários em alguns casos. A rede social considera que as regras representam uma ameaça à privacidade.

Para ativistas de direitos digitais, a norma permite que autoridades identifiquem os autores de mensagens críticas nas redes sociais. O governo indiano, por sua vez, diz que ele é necessário para investigar riscos à segurança nacional e casos de conteúdo sexual explícito.

VEJA MAIS: Por conta da nova lei, WhatsApp processou governo da Índia

O Ministério de Tecnologia da Informação da Índia informou neste sábado que estava "chocado" com a "descumprimento" por parte do Twitter das novas normas.

"A recusa em cumprir demonstra a falta de esforço e compromisso do Twitter com as práticas seguras para os indianos em suas plataformas", afirma o ministério.

O órgão ameaça "consequências imprevistas, incluindo a perda da isenção de responsabilidade do Twitter como intermediário".

O ministério acrescentou ainda que o aviso é "um gesto de boa vontade" para que a rede social cumpra "imediatamente" o regulamento.

Índia tem nova regra para redes sociais

A nova lei indiana obriga as plataformas a identificarem o autor de conteúdos que o governo considera ser ameaças à soberania, à segurança do Estado ou à ordem pública.

Ela também determina que as plataformas devem uma pessoa responsável pelo cumprimento da lei, que também é responsável penal pelo conteúdo.

A regulamentação prevê ainda a definição de uma pessoa que será responsável pelo gerenciamento das denúncias. Os dois indicados devem ser radicados na Índia. A regra foi anunciada em fevereiro e começou a valer em 26 de maio.

O Twitter não comentou a solicitação da Índia.

Porém, um dia após a regulamentação entrar em vigor, a rede social expressou preocupação com as "táticas de intimidação" da polícia indiana. Em 24 de maio, policiais visitaram os escritórios da empresa em Nova Délhi como parte de uma investigação sobre sua decisão de descrever como "publicação manipulada" um tuíte de um porta-voz do partido no poder.