Saiba quando serviços de 'monitoramento de seguidores' podem ser um risco para o seu Instagram

Saiba quando serviços de 'monitoramento de seguidores' podem ser um risco para o seu Instagram
Tira-dúvidas explica por que não se deve usar serviços que pedem dados de login para supostamente aumentar ou monitorar o número de seguidores na rede social. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

Serviços para sua conta do Instagram não devem solicitar senha de acesso.

Thiago Lavado/G1

Hoje fui ver minha atividade de login e meu Instagram estava conectado em um outro dispositivo.

Isso pode ter ocorrido por eu entrar com usuário e senha em um aplicativo de monitoramento de seguidores? Ou pode ser só um erro do Instagram?

Fiquei preocupado com esse login suspeito. – Rod Salem

Se você colocou seu usuário e senha em outro serviço ou software, é normal que o Instagram mostre a atividade desse serviço como um novo login a partir de um dispositivo diferente.

Como regra geral, você só deve fornecer seu usuário e sua senha em serviços e aplicativos oficiais. Sempre que você fornece sua senha para um site ou aplicativo fornecido por terceiros, você entrega os dados da sua conta para terceiros, que podem realizar atividades não autorizadas em seu nome.

Isso vale para qualquer serviço ou rede social. Você também não deve fornecer sua senha bancária para outros serviços que não sejam do seu próprio banco, por exemplo.

O blog procurou o Instagram para ajudar a esclarecer esse assunto. A rede social confirmou que pedir as informações de login não é uma prática regular.

"Nenhum desses serviços é afiliado ou tem o apoio do Instagram. Você nunca deve permitir que outras pessoas acessem sua conta do Instagram", disse a rede social.

A explicação do Instagram também explicou que há um risco de spam nessas situações.

"Se você fornecer suas informações de login a esses aplicativos, seja com um token de acesso ou fornecendo o nome de usuário e a senha, eles terão acesso total à sua conta. Eles poderão ver suas mensagens pessoais, encontrar informações sobre seus amigos e, possivelmente, publicar spam ou conteúdo prejudicial em seu perfil. Isso coloca sua segurança e a segurança de seus amigos em risco", disse a empresa.

Caso você tenha fornecido sua senha, o Instagram recomenda uma troca para proteger a conta.

Nas configurações de segurança do Instagram, confira a 'Atividade de login' e os 'Aplicativos e sites' conectados.

Reprodução

Um alerta importante sobre o Instagram

Embora o Instagram alerte o usuário quando um login "diferente" é detectado, isso nem sempre significa que há uma atividade realmente maliciosa.

Vários leitores deste blog já enviaram perguntas sobre atividades de login que não fazem qualquer sentido.

Neste caso específico, pode haver uma ligação mais clara entre o login desconhecido e o risco de um serviço potencialmente irregular para monitorar seguidores. Ou seja, existe um contexto que exige um cuidado maior.

Por outro lado, é possível receber alertas de login do Instagram que não representam nenhum risco para sua conta.

Os dados de localização mostrados no aplicativo, que por natureza são imprecisos, são ainda menos confiáveis do que as localizações mostradas pelo Google, por exemplo.

Localização de endereço de IP: entenda como pode ser feito o rastreamento e o que é mito

E o que isso significa, na prática?

Pode valer a pena tomar medidas cautelosas e alterar a senha caso você receba um alerta eventual.

Mas, caso exista uma série de logins de locais desconhecidos, o mais provável é que o Instagram não esteja conseguindo estimar corretamente o seu local de acesso e você não precisa se preocupar.

Existe um monitoramento de seguidores legítimo?

Para quem converteu sua conta do Instagram em uma conta empresarial, existem serviços que podem utilizar a "API de Descoberta para Empresas", o que fornece dados sobre o aumento no número de seguidores.

Essa informação é útil para medir o engajamento das publicações e, por esse motivo, é considerada uma função comercial, restrita aos perfis de criadores e empresas.

Se você tem uma conta pessoal (que é a conta regular do Instagram), nem todas as atividades são permitidas na sua conta. Isso ajuda você a, inclusive, evitar problemas.

Por exemplo, se você tiver uma conta comercial e seu login for roubado, os criminosos poderão até veicular anúncios patrocinados em nome do seu perfil.

Então, se você não desempenha uma atividade comercial no Instagram, não é recomendado que você ative uma conta comercial, nem procure por ferramentas que, por regra, existem para atender às necessidades de influenciadores e empresas.

Por outro lado, se você está analisando um serviço que prometa monitorar seus seguidores sem mencionar a necessidade de uma conta empresarial, você precisa ter muito cuidado.

"Os aplicativos que dizem poder fornecer informações sobre alterações de seguidores para qualquer conta não estão em conformidade com nossos termos e podem ser investigados", explicou o Instagram.

Procure esse tipo de serviço apenas se você estiver montando um perfil realmente comercial para seu negócio.

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

Veja dicas para se manter seguro on-line