Bitcoin desaba após Elon Musk anunciar que Tesla vai suspender vendas com a criptomoeda

Bitcoin desaba após Elon Musk anunciar que Tesla vai suspender vendas com a criptomoeda
Empreendedor interrompeu uso da moeda digital no faturamento de carros por conta dos impactos ambientais. Cotação da moeda digital cai mais de 13% no acumulado de 24 horas. Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, em evento no Japão, em 2014

Toru Hanai/Reuters

Elon Musk informou pelas redes sociais nesta quarta-feira (12) que vai suspender as vendas de carros da Tesla usando bitcoin por conta dos impactos ambientais causados pela mineração de moedas digitais.

Com o anúncio, a cotação da criptomoeda — que já recuava no dia — passou a desabar, ultrapassando 12%, para US$ 50,125.09, no acumulado de 24 horas.

Jeff Bezos é considerado o homem mais rico do mundo pelo 4º ano seguido; Musk fica em 2º lugar

Elon Musk diz que bitcoin está prestes a ser amplamente aceito

Tesla, de Elon Musk, tem primeiro lucro anual da história

“Estamos preocupados com o uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações com bitcoins, especialmente carvão, que tem as piores emissões que qualquer combustível”, disse o empreendedor, no Twitter.

CEO da Tesla e também da Space X, Musk afirmou que a empresa automotiva não vai vender nenhum bitcoin e que só vai usar novamente a criptomoeda quando a mineração fizer a "transição para uma energia mais sustentável".

“A criptomoeda é uma boa ideia em muitos níveis e acreditamos que ela tem um futuro promissor, mas isso não pode ter um grande custo para o meio ambiente”, afirmou ele.

As ações da Tesla também passaram a cair no after market (negociações após fechamento do mercado) em Wall Street. Às 20h (no Brasil), os ativos registravam perdas de 1,09%, a US$ 583,48.

Bitcoin: Saiba o que é e como funciona a mais popular das criptomoedas