Twitter adiciona opção de 'gorjeta', para enviar e receber dinheiro

Twitter adiciona opção de 'gorjeta', para enviar e receber dinheiro
Recurso come√ßou a ser liberado para alguns usu√°rios ao redor do mundo que utilizam o aplicativo em inglês. Sede do Twitter em S√£o Francisco, nos EUA.

Jeff Chiu/AP

O Twitter anunciou na última quinta-feira (6) a fun√ß√£o de "gorjeta", para enviar e receber dinheiro de outras pessoas que usam a rede social.

O recurso chegou primeiro para um "grupo limitado de pessoas" ao redor do mundo que usam o aplicativo em inglês no iPhone ou celulares Android.

Os primeiros usu√°rios a verem a op√ß√£o em seus perfis ser√£o alguns jornalistas, criadores de conteúdo, especialistas e organiza√ß√Ķes sem fins lucrativos, segundo a empresa.

“Em breve, mais pessoas poder√£o adicionar o recurso aos seus perfis e vamos expandir para outros idiomas”, disse a companhia em comunicado.

Outras plataformas oferecem op√ß√Ķes similares. O YouTube, por exemplo, oferece um recurso para que as pessoas enviem dinheiro durante transmiss√Ķes ao vivo e possam ter seus coment√°rios destacados.

Sites como o Only Fans e o Patreon, que viram sua popularidade crescer durante a pandemia, permitem que criadores de conteúdo cobrem por conteúdos exclusivos.

SAIBA MAIS: Quanto rende o OnlyFans? Os lucros e perrengues de brasileiras que vendem "nudes" no site

Como funciona?

Os usu√°rios que tiverem a op√ß√£o disponível ter√£o um ícone de gorjeta perto do bot√£o "Seguir", na p√°gina do seu perfil.

As pessoas que tocarem nesse ícone ver√£o uma lista de plataforma de pagamento habilitadas pela conta que fazem a intermedia√ß√£o da transa√ß√£o.

Twitter terá opção de 'gorjeta'.

Divulgação/Twitter

Por enquanto, os servi√ßos parceiros s√£o Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo. Essas plataformas podem variar de acordo com o país.

Depois de selecionar a op√ß√£o de pagamento, o aplicativo do Twitter levar√° os usu√°rios até a plataforma para escolher o valor e concluir a opera√ß√£o.

A rede social disse que n√£o ficar√° com nenhuma porcentagem da transferência.