Foguete da SpaceX pousa com sucesso pela 1ª vez nos EUA após teste

Foguete da SpaceX pousa com sucesso pela 1ª vez nos EUA após teste
Nave Starship explodiu nos quatro testes anteriores. SpaceX lança e pousa com sucesso novo protótipo da Starship SN15

Pousou com sucesso no Texas (Estados Unidos), nesta quarta-feira (5), a Starship SN15, protótipo da nave que a SpaceX, do magnata Elon Musk, pretende usar para levar pessoas em missões à Lua e a Marte. Veja no VÍDEO abaixo.

É a primeira vez que um teste com a Starship não terminou com a explosão do foguete. Nas outras quatro vezes, o equipamento se acidentou antes, durante ou imediatamente depois do pouso.

Starship SN15, da SpaceX, pouco depois de pousar em Boca Chica, Texas (EUA), nesta quarta-feira (5)

SpaceX via AP

Protótipo da nave da SpaceX Starship SN15 decola de Boca Chica, Texas, nos EUA, nesta quarta-feira (5)

Gene Blevins/Reuters

A nave, de 50 metros de altura, decolou nesta tarde e voou durante seis minutos por cerca de 10 km — apenas o necessário para o teste — até iniciar uma decida na horizontal. Depois, o foguete se virou novamente para a vertical quando estava próximo de tocar o solo.

Houve um pequeno incêndio na base do aparelho, mas o fogo foi rapidamente extinto. Segundo a equipe que cuidou do lançamento, não houve anormalidades.

Nasa contrata SpaceX para missões à Lua

Foto de janeiro de 2019 mostra protótipo da Starship, da SpaceX

Miguel Roberts/The Brownsville Herald via AP, arquivo

A Nasa selecionou a SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972, anunciou no mês passado a agência espacial dos Estados Unidos, o que representa uma grande vitória para a empresa de Elon Musk.

O contrato de US$ 2,9 bilhões inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

No ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar com sucesso uma tripulação à Estação Espacial Internacional, restabelecendo a capacidade norte-americana de realizar o feito pela primeira vez desde o fim do programa de ônibus espaciais.

Para a proposta de pouso na Lua, a SpaceX apresentou a nave espacial reutilizável Starship, projetada para transportar grandes tripulações e cargas para viagens espaciais ao espaço profundo, e fazer um pouso vertical tanto na Terra quanto em outros corpos celestes.