Comitê do Facebook vai anunciar se contas de Trump serão banidas de forma permanente nesta quarta

Comitê do Facebook vai anunciar se contas de Trump serão banidas de forma permanente nesta quarta
Perfis do ex-presidente dos Estados Unidos na rede social e no Instagram est√£o suspensos desde janeiro. Setembro/2020 - O presidente Donald Trump fala, com uma bandeira atr√°s dele, durante um comício de campanha no Aeroporto Cecil em Jacksonville, Flórida, em 24 de setembro de 2020

Tom Brenner/Reuters/Arquivo

O Comitê de Supervis√£o do Facebook ir√° anunciar a decis√£o final sobre a suspens√£o das contas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede social e no Instagram na quarta-feira, dia 5 de maio, perto das 10h (hor√°rio de Brasília).

Os perfis de Trump est√£o suspensos desde o dia 7 de janeiro, um dia depois de seus apoiadores invadirem o Capitólio – a√ß√£o que resultou na morte de 5 pessoas.

A empresa havia dito que o ex-presidente n√£o poderia fazer novas publica√ß√Ķes por pelo menos duas semanas, o que coincidia com a posse do presidente eleito Joe Biden.

"Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continue usando os nossos servi√ßos durante esse período s√£o simplesmente muito grandes", escreveu Zuckerberg na ocasi√£o.

Duas semanas depois de restringir as contas, o Facebook disse que o veredito seria do seu Comitê de Supervis√£o, um grupo formado por 20 membros – pessoas de todos os continentes, incluindo ex-juízes, advogados, jornalistas, ativistas de direitos humanos.

O caso de Trump foi atribuído a um painel de 5 membros, seguindo as diretrizes do conselho. A conclus√£o desse grupo dever√° ser aprovada pela maioria dos 20 integrantes.

O prazo para avalia√ß√£o dos casos que chegam ao conselho é de 90 dias – que expiraria em 18 de abril, mas foi ampliado para a avalia√ß√£o de mais de 9 mil coment√°rios sobre o caso.

O conselho é um órg√£o independente, que recebeu um investimento de US$ 130 milh√Ķes da rede social para funcionar como uma espécie de alta corte da rede social.

Ele conta com um estatuto próprio, que prevê suas obriga√ß√Ķes e sua rela√ß√£o com o Facebook.

Pelo estatuto, as decis√Ķes s√£o finais, o que significa que o Facebook é obrigado a acatar o que o Comitê decidir.

Trump suspenso das redes sociais

Facebook, Instagram, YouTube: Trump é bloqueado pelas redes sociais

Outras plataformas também restringiram as contas de Trump. O Twitter suspendeu de forma definitiva o perfil pessoal do republicano. A rede alegou que os posts recentes do presidente incitavam a violência.

O YouTube também suspendeu o canal de Trump. Ele est√° impedido de enviar novos vídeos ou fazer transmiss√Ķes ao vivo.