Apple começa a perguntar quais apps podem compartilhar seus dados; entenda como funciona

Apple começa a perguntar quais apps podem compartilhar seus dados; entenda como funciona
Atualiza√ß√£o do iOS 14.5 liberada nesta segunda (26) adiciona janela que pede autoriza√ß√£o dos usu√°rios para cada aplicativo que quiser trocar informa√ß√Ķes com outros. Atualiza√ß√£o também tem novos emojis e Siri mais completa. Apple come√ßou a liberar o iOS 14.5 nesta segunda-feira, dia 26 de abril de 2021.

Reprodução/Apple

A Apple come√ßou a liberar gradativamente nesta segunda-feira (26) uma atualiza√ß√£o para o iPhone, o iOS 14.5. O sistema n√£o ter√° grandes mudan√ßas visuais, mas traz uma nova ferramenta de privacidade, chamada "Transparência de rastreio de apps".

O recurso permite que os usu√°rios decidam quais aplicativos est√£o autorizados a coletar dados de uso.

Entre outros recursos est√£o o desbloqueio com o Apple Watch se a pessoa estiver usando uma m√°scara e novos emojis (veja ao final da matéria).

Como funciona?

No iOS 14.5, quando as pessoas abrirem um aplicativo que querem fazer um rastreio, ver√£o uma janela pop-up que ir√° perguntar se permitem que suas atividades sejam compartilhadas com outros apps e sites.

Apple ir√° perguntar para os usu√°rios se aplicativo pode rastrear sua atividade e compartilhar com terceiros.

Divulgação/Apple

Caso o usu√°rio toque em "permitir", os desenvolvedores do servi√ßo poder√£o continuar oferecendo publicidade contextualizada com base no histórico de uso.

SAIBA MAIS: O que é a LGPD? Veja perguntas e respostas

Se a pessoa pedir para o aplicativo n√£o rastrear, a Apple vai restringir o uso de um recurso de "identificador de dispositivo" – uma sequência de letras e números dado a cada iPhone que é usado para rastrear atividade na web.

Além disso, o desenvolvedor do aplicativo ser√° avisado que o usu√°rio n√£o quer que suas informa√ß√Ķes sejam rastreadas e compartilhadas com outros.

Para que serve o rastreio de uso?

Diversos sites e aplicativos monitoram como as pessoas utilizam seus servi√ßos para oferecer uma experiência personalizada – o feed de um aplicativo geralmente é ajustado aos interesses de um usu√°rio, por exemplo. Esse tipo de rastreio continuar√° funcionando no iOS 14.5.

O que muda s√£o os rastreadores que utilizam as informa√ß√Ķes de um aplicativo e compartilham com outro.

Isso acontece quando alguém pesquisa por determinado produto em um site e, depois, esse produto come√ßa a aparecer como publicidade em outros aplicativos. A inten√ß√£o da Apple é restringir esse interc√Ęmbio.

O recurso se junta a outras op√ß√Ķes como a "tabela nutricional" que mostra quais informa√ß√Ķes em determinado aplicativo est√£o ligadas a uma pessoa e quais delas s√£o usados para rastreios e o indicador de quando algum app est√° usando a c√Ęmera ou o microfone.

SAIBA MAIS: Apple vai facilitar visualiza√ß√£o de informa√ß√Ķes que aplicativos coletam dos usu√°rios

Nem todo mundo ficou feliz

Essa mudan√ßa n√£o agradou a todos, especialmente o Facebook. Quando o recurso foi anunciado h√° meses atr√°s, a rede social fez anúncios em grandes jornais dos EUA para criticar a nova política da Apple.

Se muitos usu√°rios optarem por pedir para que aplicativos n√£o fa√ßam o rastreio, grandes empresas que oferecem publicidade – como o Facebook – ter√£o mais dificuldades para cruzar informa√ß√Ķes e oferecer anúncios segmentados.

Segundo a rede social, isso pode prejudicar pequenos negócios que compram publicidade em sua plataforma porque precisar√£o gastar com um volume maior de anúncios para atingir as pessoas que poderiam se interessar em seus produtos.

Como uma forma de resposta à iniciativa da Apple, o app do Facebook deve mostrar para algumas pessoas uma janela que d√° mais contexto sobre a coleta de dados.

A venda de publicidade é a principal fonte de receita do Facebook.

Outras novidades do iOS 14.5

A atualiza√ß√£o para iPhones vai permitir que as pessoas que possuem um Apple Watch possam desbloquear o celular com o reconhecimento facial mesmo que estejam usando uma m√°scara. O iPhone vai se comunicar com o relógio para reconhecer o dono.

iPhone vai se comunicar com Apple Watch para desbloquear o celular de quem estiver usando m√°scara.

Divulgação/Apple

A Siri, assistente virtual do sistema, est√° mais aberta: ao pedir para que ela toque música, ser√° possível definir um aplicativo de terceiros, como Deezer ou Spotify, como app padr√£o – antes, o recurso ficava limitado ao Apple Música.

Foram adicionados seis novos emojis, como o coração pegando fogo:

Apple adicionou seis novos emojis ao iOS 14.5.

Divulgação/Apple

Os emojis de casais também est√£o mais diversos:

Emojis de casais ficaram mais diversos no iOS 14.5.

Divulgação/Apple

A atualiza√ß√£o também adiciona suporte às AirTags, que foram lan√ßadas em evento na semana passada e funcionam como "chaveiros" que permitem encontrar objetos com facilidade.

Como atualizar?

O iPhone geralmente envia uma notifica√ß√£o quando a atualiza√ß√£o est√° disponível. Mas é possível checar se ela j√° est√° liberada indo em:

Ajustes;

Selecione a opção "Geral";

Depois toque em "Atualização de software".

Os iPhones compatíveis com iOS 14.5 s√£o:

iPhone 12 mini, 12 e 12 Pro;

iPhone 11 e 11 Pro;

iPhone XR e XS;

iPhone X;

iPhone 8;

iPhone 7;

iPhone 6s;

iPhone SE e SE 2.

Veja dicas para se manter seguro on-line: