Apps para Android na Play Store interceptam mensagens SMS para aumentar conta de telefone, alerta empresa

Apps para Android na Play Store interceptam mensagens SMS para aumentar conta de telefone, alerta empresa
Segundo a McAfee, apps foram baixados mais de 700 mil vezes antes de serem removidos. A fabricante de antivírus McAfee publicou um alerta informando que criminosos estão conseguindo burlar os filtros da Play Store com aplicativos que usam permissões especiais de SMS para cadastrar a vítima em serviços indesejados, aumentando a conta de telefone.

Os apps detectados pela companhia foram baixados mais de 700 mil vezes antes de serem denunciados ao Google e removidos da loja. Eles prometiam oferecer imagens de fundo de tela e filtros para edição de fotos.

A fraude foi direcionada a usuários do Sudoeste Asiático e da Arábia.

Apps encontrados pela McAfee na Play Store receberam atualização com código que assinava serviços por SMS sem autorização do usuário.

Reprodução/McAfee

De acordo com a empresa de segurança, os responsáveis pelo golpe cadastraram apps inofensivos na Play Store. O comportamento malicioso foi adicionado em uma atualização, o que ajudou a aumentar o número de vítimas em potencial e dificultou o trabalho dos filtros da loja do Google.

Os especialistas da McAfee batizaram o código malicioso de "Etinu". Porém, alguns dos apps identificados pela empresa já tinham aparecido em um alerta de outra fabricante de antivírus, a Trend Micro, que classificou os códigos na família do "Joker".

O Joker é uma espécie de código malicioso já tradicional no Android, conhecida por utilizar técnicas discretas e burlar filtros da Play Store. Aplicativos ligados ao Joker foram encontrados recentemente na loja da Huawei pela Dr. Web, outra fornecedora de antivírus.

Para a McAfee, o método de distribuição do código malicioso é diferente do Joker, o que mereceu uma nova designação. Contudo, tanto o Joker quanto o Etinu têm o objetivo de cadastrar o usuário em serviços e aumentar a conta de telefone.

Os golpistas se aproveitam de comissões pagas por prestadores de serviços premium por SMS para forjar a assinatura de clientes que nunca solicitaram o serviço. O aplicativo faz isso usando uma permissão especial no Android que dá acesso às mensagens que chegam no aparelho.

O mesmo truque vem sendo utilizado recentemente por apps que respondem mensagens no WhatsApp para se propagarem a outros usuários.

No caso do SMS, a resposta permite que o app confirme a assinatura do serviço sozinho, sem a intervenção da vítima. Após o serviço ser assinado, o golpista recebe o dinheiro da comissão e a vítima recebe a conta em sua fatura de telefonia.

A companhia advertiu que usuários devem recusar permissões de acesso a SMS, especialmente em aplicativos que não precisariam desse tipo de acesso para funcionar – como é o caso dos apps de papel de parede e câmera que os golpistas usaram de isca para o golpe.

Embora não seja a primeira vez que apps maliciosos tentam cadastrar a vítima em serviços de SMS, o Google vem limitando a acesso a determinadas permissões no Android, inclusive aos SMS. A leitura de notificações, assim como os recursos de acessibilidade do Android, vem despontando como uma forma de burlar as restrições e regras da Play Store.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Veja dicas para se manter seguro on-line