Porto Ferreira confirma mais 20 casos de dengue e total no ano vai a 134

Equipe tem feito aplicação de inseticida, mas encontra muitas recusas nos bairros

Porto Ferreira confirma mais 20 casos de dengue e total no ano vai a 134

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa nova atualização dos casos de dengue notificados no município. Desde a última semana foram confirmados mais 20 casos e 35 suspeitas aguardam por resultados de exames. Assim, o número de pacientes positivos este ano subiu para 134.

A equipe de endemias segue com a aplicação de inseticida com nebulizador portátil nos imóveis já finalizados em ações de controle de criadouros no bairro Centro, com a finalidade de eliminar os insetos adultos que podem estar contaminados com o vírus dengue e transmitindo pela picada a outras pessoas, ainda suscetíveis aos vírus circulantes, tipos 1 e 2.

Desde o dia 12 de abril a equipe de endemias tem realizado a aplicação de inseticida, todos os dias, de segunda a sábado, e também no feriado de quarta-feira (21), no período da manhã, entre 8h e 13h. Porém, apesar de número elevado de casos nos bairros, há um grande número de recusas em residências, que não permitem a aplicação de inseticida.

É importante que os moradores das residências que não possuem restrições médicas por problemas respiratórios, covid-19 ou comorbidades que impeçam a aplicação, autorizem a nebulização. A aplicação de inseticida é uma medida adicional na contenção das transmissões de vírus dengue no município.

"Pedimos também a colaboração da população para verificar seu imóvel, residencial ou comercial, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro de mosquitos Aedes aegypti, pois o inseticida aplicado apenas matará os insetos, não as larvas. Portanto, se houver criadouros nos imóveis, a transmissão do vírus continuará através de novos insetos que nascerão nesses criadouros", explica Claudia Beozzo, coordenadora da equipe de Vetores.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos