Porto Ferreira chega a 114 casos no ano; nebulização segue acontecendo

Ainda existem outras 62 suspeitas aguardando resultados de exames.

 Porto Ferreira chega a 114 casos no ano; nebulização segue acontecendo

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira fez uma nova atualização dos casos de dengue notificados no município. De a quinta-feira da semana passada (08/04) até ontem foram confirmados mais 14 casos. Assim, já são 114 registros positivos desde o início do ano. Ainda existem outras 62 suspeitas aguardando resultados de exames.

Desde segunda-feira (12/04), a equipe de endemias está fazendo a aplicação de inseticida nos imóveis dos 46 quarteirões já finalizados em ações de controle de criadouros. Iniciada na Vila Salgueiro e Jardim Salgueiro, a próxima semana visa agir nos quarteirões do Centro já vistoriados anteriormente.

A atividade de nebulização portátil é realizada com a finalidade de eliminar os insetos adultos que podem estar contaminados e transmitindo o vírus da dengue, através da picada, à outras pessoas ainda suscetíveis aos vírus circulantes, tipos 1 e 2.

A coordenadora do Controle de Vetores, Cláudia Beozzo pede a colaboração da população para que verifiquem seus imóveis, residenciais ou comerciais, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para mosquitos Aedes Aegypti.

"O inseticida aplicado apenas matará os insetos, não as larvas. Portanto se houver criadouros nos imóveis, a transmissão do vírus continuará através de novos insetos que nascerão nesses criadouros", alerta Cláudia.

É importante também que aquelas pessoas com suspeita procurem atendimento médico e a Vigilância Epidemiológica para a notificação dos casos. A equipe de endemias tem identificado nas visitas aos imóveis em áreas de bloqueio muitos pacientes suspeitos que não procuraram atendimento e, dessa forma, não são notificados. A notificação é importante para o melhor planejamento das ações de bloqueio.

Os agentes de endemias estão uniformizados com camiseta branca de manga longa, boné, com crachá de identificação e bolsa a tiracolo verde, com o emblema da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e inscrição do Controle de Vetores, executam as vistorias sozinhos, estando acompanhados dos supervisores, que se identificarão ao morador e explicarão o motivo do acompanhamento em ações diferenciadas.

Em caso de dúvida sobre os trabalhos executados pelos agentes, entrar em contato com a Seção de Controle de Vetores, através do telefone 3581-2299.