Versão mais leve do Instagram para Android chega ao Brasil nesta quarta

Versão mais leve do Instagram para Android chega ao Brasil nesta quarta
Aplicativo Lite está disponível na Google Play Store a partir de quarta-feira (14) e promete ocupar 93% menos espaço na memória do celular. Instagram Lite estará disponível para celulares Android.

Divulgação/Instagram

O Instagram anunciou que uma versão mais leve do seu aplicativo estará disponível para celulares Android a partir de quarta-feira (14).

O Instagram Lite, como é chamado, ocupa somente 2 MB na memória do smartphone e promete consumir menos internet. O app tradicional tem cerca de 30 MB ao ser baixado – ou 93% maior.

O Instagram apontou que 23% das pessoas na América do Sul se conectam na internet utilizando redes 2G, que são muito mais lentas do que a internet 4G.

SAIBA MAIS: Quando o 5G chegará ao Brasil?

A intenção da rede social é ocupar menos espaço nos celulares das pessoas, ter um app que não trava mesmo em modelos mais simples e consumir menos pacote de dados de internet.

Para deixá-lo mais leve, os desenvolvedores precisaram abrir mão de algumas características:

os filtros de realidade aumentada para os rostos nos stories não estão disponíveis;

não dá para fazer Reels (formato de vídeos curtos similar ao TikTok), apenas assistir;

não é possível fazer ou assistir transmissões ao vivo (lives);

para o IGTV, apenas a pré-visualização do vídeo pode ser vista;

não há modo escuro;

não há Instagram Shopping;

não há anúncios publicitários;

as animações ao passar stories e ao navegar pelo app foram simplificadas.

A companhia afirmou que alguns desses recursos, como a possibilidade de gravar Reels, deve ser incluída no Instagram Lite "nos próximos meses".

O restante dos recursos estão presentes: tirar fotos e gravar vídeos para a linha do tempo e stories com filtros simples de cores, GIFs e figurinhas, IGTV, comentários, além das mensagens privadas.

Instagram Lite é uma versão simplificada do app para Android.

Divulgação/Instagram

Essa versão do app começou a ser testada em 2018, no México, e desde o mês passado estava disponível em mais de 170 países.