BRK Ambiental reforça programa de combate às perdas de água em Porto Ferreira para enfrentamento dos períodos mais secos de 202

Com poucas chuvas e início do período de estiagem, concessionária estabelece ações preventivas em plano de contingência.

BRK Ambiental reforça programa de combate às perdas de água em Porto Ferreira para enfrentamento dos períodos mais secos de 202


Sugestão de legenda para a foto: Primeiro trimestre de 2021 é o mais seco dos últimos cinco anos em Porto Ferreira.

O primeiro trimestre de 2021 foi o mais seco dos últimos cinco anos em Porto Ferreira, de acordo com os dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme). Janeiro, fevereiro e março acumularam 543 milímetros de chuva na cidade, volume 4% menor que o registrado no mesmo período em 2020, que foi de 565 milímetros.

Em Porto Ferreira, a média histórica para o período é de 629 milímetros de chuva, o que significa que as precipitações de 2021 ficaram 13% abaixo da média esperada para os três primeiros meses do ano.

E com a menor ocorrência de chuvas já apontadas no boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), que indica que as chuvas neste primeiro semestre do ano devem se manter abaixo da média, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, reforça suas ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município; medidas que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano.

Essencial para a eficiência operacional do saneamento básico da cidade, as ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição estão entre as principais medidas preventivas do plano de contingência elaborado pela concessionária para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem. "O programa de combate às perdas de água tem por objetivo oferecer maior disponibilidade de água para a população, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. São ações que vão ocorrer durante toda a concessão, mas que estão sendo reforçadas neste ano como uma das medidas de enfrentamento aos períodos mais secos de 2021", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

As perdas de água nos sistemas de abastecimento correspondem, basicamente, à diferença entre o volume total de água captado e produzido nas estações de tratamento e à soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis da cidade. A diferença entre o que foi produzido e medido representa as perdas de água no sistema de distribuição.

De acordo com dados do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março deste ano, o país perde 39% da água potável produzida, o que significa que para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 39 litros não chegam formalmente a nenhum imóvel. Em Porto Ferreira, o índice de perdas de água encerrou 2020 em 25%, o menor registrado desde o início da concessão. Anteriormente, em 2011, esse índice era de 53% no município.

Para reduzir ainda mais as perdas de água, a concessionária tem previstos para este ano a instalação de macro medidores e válvulas reguladoras de pressão no sistema de distribuição de água, o desenvolvimento de modelagem hidráulica, a reativação de reservatório, pesquisa ativa de vazamentos e substituição de redes e ramais.

O gerente informa ainda que a empresa vai intensificar suas ações contra reconhecidas causas de desperdício para garantir o abastecimento de água. "Vamos ampliar as fiscalizações para identificar ligações irregulares, os chamados "gatos". Nossas equipes são capacitadas para o trabalho que, somente no ano passado, resultou na identificação de 31 fraudes no município; situações que prejudicam e, consequentemente, elevam o índice de perdas de água, podendo ainda interferir na qualidade e regularidade da água distribuída a toda população. Todas as fraudes identificadas em 2020 foram regularizadas", ressalta.

A BRK Ambiental também incentivará o controle do desperdício de água junto à população. "O ano de 2021 e seu pouco volume de chuvas já tem demonstrado a necessidade de um compromisso coletivo para a prática de um consumo consciente de água. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos", afirma Zampieri.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

· Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

· Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

· Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

· Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

· Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.