Periscope, app de transmissões ao vivo do Twitter, é encerrado

Periscope, app de transmissões ao vivo do Twitter, é encerrado
Medida tinha sido anunciada em dezembro passado. Rede social afirmou que principais funcionalidades de lives foram incorporadas em seu aplicativo. Periscope, empresa que foi comprada pelo Twitter.

Divulgação

O aplicativo de transmissões ao vivo Periscope, que pertencia ao Twitter, foi encerrado nesta quinta-feira (1º).

O app não está mais disponível nas lojas de aplicativos do iPhone e dos celulares Android.

A criação de contas estava restrita desde dezembro passado, quando o Twitter anunciou que o serviço seria descontinuado.

Desde que o Periscope foi comprado pela empresa em 2015, suas funcionalidades foram integradas à plataforma.

Em uma publicação no blog do Periscope, os desenvolvedores disseram que o aplicativo está em um "modo de manutenção insustentável", sugerindo que o custo para mantê-lo é alto, e que o uso vem caindo ao longo dos últimos anos.

Essa não a primeira aquisição do Twitter que é descontinuada: o popular aplicativo de vídeos curtos Vine, comprado pela rede social em 2012, foi encerrado quatro anos depois.

Arquivo do Periscope

As pessoas que fizeram transmissões pelo Periscope poderiam baixar seus vídeos e dados até março de 2021 direto da plataforma.

Com o encerramento, as contas do app que tinham sido integradas ao Twitter podem baixar seus arquivos por meio dos dados do microblog, disponíveis nas configurações da conta.