Reino Unido vai investigar Facebook por compra do Giphy

Reino Unido vai investigar Facebook por compra do Giphy
A Autoridade de Concorrência e Mercados do país tinha dado prazo para rede social explicar questões de concorrência e não ficou satisfeita com respostas. Logo do Facebook.

REUTERS/Dado Ruvic

O Facebook vai enfrentar uma análise aprofundada do órgão de defesa de competição do Reino Unido pela compra do serviço de imagens animadas Giphy, anunciada em maio passado por US$ 400 milhões.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido afirmou nesta quinta-feira (1º) que irá realizar uma segunda fase de sua investigação até o dia 15 de setembro.

O órgão tinha dado 5 dias para que o Facebook e o Giphy apresentassem propostas que solucionassem receios gerados pela aquisição.

O CMA descobriu que a Giphy foi rival do Facebook em anúncios digitais fora do Reino Unido e tinha planos de se expandir para outros países.

Outra preocupação levantada foi a possibilidade de o Facebook fechar a biblioteca de GIFs para rivais como Apple, Twitter, TikTok, entre outros.

A rede social disse à Reuters em junho que tinha a intenção de integrar o Giphy com o Instagram, mas que interrompeu esse plano.

"Continuaremos a cooperar plenamente com a investigação do CMA", disse um porta-voz do Facebook à Reuters.

"Esta fusão é boa para a concorrência e no interesse de todos no Reino Unido que usam GIPHY e nossos serviços – de desenvolvedores a provedores de serviços e criadores de conteúdo", acrescentou a empresa.

O Giphy não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da Reuters.