G1
A Autoridade de Concorrência e Mercados do país tinha dado prazo para rede social explicar questões de concorrência e não ficou satisfeita com respostas. Logo do Facebook.REUTERS/Dado RuvicO Facebook vai enfrentar uma análise aprofundada do órgão de defesa de competição do Reino Unido pela compra do serviço de imagens animadas Giphy, anunciada em maio passado por US$ 400 milhões.A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido afirmou nesta quinta-feira (1º) que irá realizar uma segunda fase de sua investigação até o dia 15 de setembro.O órgão tinha dado 5 dias para que o Facebook e o Giphy apresentassem propostas que solucionassem receios gerados pela aquisição.O CMA descobriu que a Giphy foi rival do Facebook em anúncios digitais fora do Reino Unido e tinha planos de se expandir para outros países.Outra preocupação levantada foi a possibilidade de o Facebook fechar a biblioteca de GIFs para rivais como Apple, Twitter, TikTok, entre outros.A rede social disse à Reuters em junho que tinha a intenção de integrar o Giphy com o Instagram, mas que interrompeu esse plano."Continuaremos a cooperar plenamente com a investigação do CMA", disse um porta-voz do Facebook à Reuters."Esta fusão é boa para a concorrência e no interesse de todos no Reino Unido que usam GIPHY e nossos serviços – de desenvolvedores a provedores de serviços e criadores de conteúdo", acrescentou a empresa.O Giphy não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da Reuters.